Jornal de Angola

Ordenada prisão de Sara Winter

-

Sara Winter, uma das líderes do movimento “300 do Brasil”, foi ontem detida, em Brasília, pela Polícia Federal. O mandado de prisão foi autorizado pelo juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Winter, cujo nome de baptismo é Sara

Geromini, é uma das envolvidas no processo das “fake news”, que investiga a disseminaç­ão de notícias falsas na Internet.

A prisão, no entanto, foi motivadapo­routrainve­stigação, sobre financiame­nto de actos anti-democrátic­os, também sob responsabi­lidade do juiz Moraes. O mandado atende a um pedido da Procurador­iaGeral da República (PGR).

Os “300 do Brasil” são um grupo armado de extremadir­eita constituíd­o por apoiantes do Presidente Jair Bolsonaro, que acampavam em Brasília. O acampament­o foi desmontado na manhã do último sábado pelo governo do Distrito Federal. No mesmo dia, cerca de 30 apoiantes de Bolsonaro lançaram fogo de artifício contra as instalaçõe­s do Supremo Tribunal Federal (STF).

No fim de Maio, a activista, de 27 anos, foi alvo de busca e apreensão pelo inquérito das “fake news”. Em seguida, publicou um vídeo a ameaçar “trocar socos” com o juiz Alenadre de Moraes, a quem prometeu perseguir e infernizar a vida. Por causa destas declaraçõe­s, Sara Winter foi expulsa do DEM, partido pelo qual tentou eleger-se deputada federal no Rio de Janeiro nas eleições de 2018. Com 17.246 votos, não conseguiu ser eleita.

Winter reconheceu publicamen­te, pela primeira vez, a existência de armas dentro do acampament­o, em entrevista recente à BBC News Brasil. De acordo com a activista, as armas serviriam para “protecção dos membros do acampament­o”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola