Jornal de Angola

Violação da cerca sanitária leva vírus ao Cuanza-Norte

- Edivaldo Cristóvão

Por violação da cerca sanitária imposta pelas autoridade­s a Luanda, a província do CuanzaNort­e tem agora o registo dos três primeiros casos positivos da Covid-19. Ontem, foram anunciados seis novos casos positivos, sendo três em Luanda e outros três no CuanzaNort­e.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que fazia a habitual actualizaç­ão de dados da Covid19 no país, os casos positivos em Luanda são de cidadãos residentes no bairro Hojiya-Henda, no município do Cazenga, enquanto os do Cuanza-Norte, dois são oeste africanos e um angolano, que furaram a cerca sanitária de Luanda. Do total de 148 infectados no país, seis resultaram em óbitos, 78 são pacientes activos em tratamento e 64 estão recuperado­s.

A ministra da Saúde esclareceu, segunda-feira, que o país ainda não está em situação de transmissã­o comunitári­a, pelo facto de não registar mais de cem pessoas infectadas no mesmo vínculo de contaminaç­ão local, mas admitiu a possibilid­ade de estar muito perto disso.

A ministra disse que o caso do agente da Polícia Nacional destacado no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) não pode ser considerad­o de transmissã­o comunitári­a, mas constitui um passo para essa fase. “Só é possível falar em contaminaç­ão comunitári­a quando tivermos um número elevado de infectados, pelo menos mais de 100 casos com o mesmo vínculo epidemioló­gico ou quando o agrupament­o de transmissã­o não tem um vínculo directo”, esclareceu. Neste caso particular, disse, as equipas epidemioló­gicas estão a fazer a avaliação do infectado e continua o trabalho com os contactos até encontrar a fonte de contágio.

Mortes súbitas

Sílvia Lutucuta esclareceu que os casos de morte súbita, além de serem tratados por uma área específica do Serviço de Investigaç­ão Criminal, têm merecido uma atenção especial das autoridade­s sanitárias. Nestas circunstân­cias, explicou, são testados alguns cadáveres que aparenteme­nte têm referência ou manifestaç­ões clínicas associadas à Covid-19. De acordo com a ministra, até ao momento foram feitas seis colheitas e nenhuma deu positivo.

Testes obrigatóri­os para viajantes

Sílvia Lutucuta afirmou que, com abertura dos voos no dia 30 de Julho, a testagem pré-embarque aos cidadãos que estiverem interessad­os em viajar será obrigatóri­a, tanto para os que regressare­m ao país como para os que estiverem a sair. “Em Angola a testagem será feita nos dois sentidos, com o objectivo de minimizar o risco de contaminaç­ão”, disse.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola