Jornal de Angola

BNA já comprou dívida a 49 empresas nacionais

-

A Linha de Liquidez para a Compra de Títulos públicos às Empresas do Banco Nacional de Angola (BNA) disponibil­izou, até o início desta semana, um valor global de 54,15 mil milhões de kwanzas, representa­ndo 54,1 por cento, dos 100 mil milhões disponívei­s.

Restam para até ao fim do programa, previsto para este mês, um plafond de 45,84 mil milhões de dólares.

Conforme a nota publicada ontem na sua página de Internet, o Banco Nacional de Angola procedeu a 82 operações de compra de Obrigações do Tesouro na plataforma de negociação da Bodiva, referente a compra de títulos à 49 empresas. Além do desembolso da verba acima referencia­da, foi feita também a tramitação dos processos das entidades visadas junto dos bancos comerciais listados.

São ao todo 11 bancos os que procederam aos desembolso­s, dos quais o BAI com 23,5 mil milhões e o BFA com 12,7 mil milhões destacamse dos demais com desembolso­s acima dos dois dígitos.

Os bancos Keve (BRK), Económico (BE) e Millennium Atlântico (ATL) com 4,9; 2,8 e 2,5 mil milhões de kwanzas, respectiva­mente.

Facilidade de Liquidez

Sobre a facilidade de liquidez, na semana de 08 a 12 de Junho os bancos comerciais recorreram à Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez na maturidade Overnight (FCO), numa média diária de 34 mil milhões de kwanzas.

Conforme os indicadore­s disponibil­izados pelo banco central, os bancos comerciais realizaram, no mesmo período, 54 operações de cedência e tomada de liquidez no Mercado Interbancá­rio do qual resultou um total de 169,8 mil milhões de kwanzas.

As operações foram realizadas a taxa de juro média de 15,50 por cento ao ano.

 ?? DR ?? BAI é um dos bancos listados
DR BAI é um dos bancos listados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola