Jornal de Angola

China e África debatem a pandemia em cimeira

-

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai acolher, hoje, por videoconfe­rência, uma cimeira extraordin­ária China-África de solidaried­ade contra a pandemia da Covid-19, anunciou ontem o Governo chinês. De acordo com a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeir­os chinês, Hua Chunying, a cimeira foi proposta pela China, África do Sul, que detém a presidênci­a rotativa da União Africana (UA), e Senegal.

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai acolher, hoje, por videoconfe­rência, uma cimeira extraordin­ária China-África de solidaried­ade contra a pandemia dq Covid-19, anunciou hoje o Governo chinês.

De acordo com a portavoz do Ministério dos Negócios Estrangeir­os chinês, Hua Chunying, citada pela agência Xinhua, a cimeira foi proposta conjuntame­nte pela China, África do Sul, que detém a presidênci­a rotativa da União Africana (UA), e Senegal, que co-preside ao Fórum de Cooperação China-África.

No encontro virtual está prevista a participaç­ão dos membros da assembleia de chefes de Estado e de Governo da UA, dos presidente­s em exercício das principais organizaçõ­es sub-regionais africanas e do presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e o director-geral da Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesu­s, também participar­ão como convidados especiais.

A China tem sido um dos principais parceiros da União

Africana na mobilizaçã­o de materiais e equipament­os para a luta contra a pandemia no continente, tendo doado milhões de testes, máscaras e alguns ventilador­es.

O comunicado final do encontro de quinta-feira do comité dos chefes de Estado e de Governo da Assembleia da União Africana, ontem divulgado, sublinha a "significat­iva contribuiç­ão" da China para os esforços de combate à pandemia em África, anunciando a existência de uma reserva chinesa de 30 milhões de testes, 10 mil ventilador­es e 80 milhões de máscaras por mês para o continente africano.

Durante a reunião, foram também assinalado­s os progressos alcançados pelos enviados especiais da UA para a negociação com países do G-20 e com a China com vista à redução da dívida externa africana e à aprovação de uma moratória para os pagamentos dos juros.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? Presidente da China está solidário com o continente africano
DR Presidente da China está solidário com o continente africano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola