Jornal de Angola

Protecção Civil resgata pescadores no alto mar

- Maximiano Filipe | Benguela

Três pescadores de tubarão do município da Baía Farta, que estavam desapareci­dos, desde o passado dia 06, foram resgatados ontem no alto mar pela equipa de Serviço de Protecção Civil e Bombeiros de Benguela (SPCB), informou o porta-voz da corporação, Jorge David.

Os pescadores, segundo Jorge David, estavam a bordo de uma embarcação de pequeno porte, e foram localizado­s a cerca de duas milhas em alto mar. “Durante a pesca, a embarcação em que seguiam teve uma avaria no motor, e como não tinham bóia, coletes de salvamento, remo nem sinalizaçã­o, tiveram de permanecer na embarcação”, revelou. “Estiveram oito dias à deriva no alto mar”, prosseguiu, “e a embarcação foi arrastada pelo vento, até a uma área conhecida por “Cabeça da Baleia”, na zona do Egipto Praia, localidade que faz fronteira com a província do Cuanza-Sul”.

O porta-voz do SPCB fez saber ainda que prosseguem as buscas para a localizaçã­o do pescador que desaparece­u no passado dia 3 do corrente, na comuna do Chamume.

Quem pescar tubarão vai responder na Justiça

O director do Gabinete Provincial das Pescas de Benguela, José Gomes, afirmou ontem que não existe nenhuma autorizaçã­o das autoridade­s para a pesca de tubarão na costa marítima da província. O responsáve­l, que falava no Programa “Benguela Meio Dia” da Rádio Benguela, disse que a pesca de tubarão constitui infracção por não haver autorizaçã­o do sector de tutela.

Jorge Gomes revelou que a província controla centenas de embarcaçõe­s de pequeno porte, com motor e sem motor. “No âmbito da estratégia do Ministério das Pescas, a pesca deve ser feita nas zonas definidas e a captura apenas do pescado que consta no decreto”, disse. “O sector das Pescas vai reforçar o sistema de fiscalizaç­ão das zonas marítimas, para pôr fim a práticas ilegais e repor a ordem em toda a zona costeira e áreas de pesca, apesar da exiguidade de meios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola