Jornal de Angola

Corpo chega a Luanda

-

Os restos mortais do jornalista António Ferreira Gonçalves “Aleluia” chegam esta manhã a Luanda, provenient­es de Lisboa, Portugal, país onde faleceu a 4 deste mês, vítima de doença.

“Aleluia” vai a sepultar, na manhã de sexta-feira, no cemitério de Sant’Ana, em Luanda.

Quadro com 41 anos de serviço na Edições Novembro, empresa proprietár­ia do Jornal de Angola, António Ferreira Gonçalves “Aleluia” encontrava-se em Lisboa, há já alguns meses, em tratamento médico.

Vencedor da nona edição do Prémio Nacional de Jornalismo em Dezembro de 2015, na categoria de Imprensa, Aleluia entrou para o quadro efectivo do Jornal de Angola em 1979, tendo neste período se destacado na cobertura de eventos desportivo­s no país e no estrangeir­o.

O destaque vai para as coberturas de Jogos Olímpicos, campeonato­s do Mundo de Futebol, Basquetebo­l, Andebol, assim como de várias provas africanas nestas modalidade­s.

Além de ter sido o primeiro chefe de Redacção do Jornal dos Desportos, título do qual foi um dos promotores para o seu surgimento, em 1994, Aleluia exerceu, entre outras funções, a de administra­dor executivo para Publicidad­e e Marketing, assim como a de director desta mesma área e de Artes Gráficas.

António Ferreira Gonçalves “Aleluia”, nascido aos 16 de Abril de 1960, em Luanda, foi, ainda, membro fundador da Associação de Imprensa Desportiva Angolana (AIDA), assumindo o cargo de presidente da instituiçã­o em 1998, em substituiç­ão de Manuel Madureira, depois de no ano anterior ter sido vice-presidente.

Em 2017 integrou a Associação Africana de Imprensa Desportiva, guindando a AIDA para a AIPS-mundo (sigla em francês).

 ??  ??
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jornalista “Aleluia” vai a enterrar na sexta-feira em Sant’Ana
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Jornalista “Aleluia” vai a enterrar na sexta-feira em Sant’Ana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola