Jornal de Angola

Munícipes beneficiam do novo registo civil

- Ana Paulo

Os munícipes de Luanda começaram a beneficiar, ontem, do novo modelo do registo civil, que permite a obtenção da Cópia Integral do Assento de Nascimento na hora. Com esse documento, o utente pode tratar imediatame­nte o Bilhete de Identidade.

O novo modelo foi implementa­do no quadro do Programa de Massificaç­ão do Registo Civil e Atribuição do Bilhete de Identidade. O lançamento aconteceu em quatro postos de Registo Civil, no município de Talatona, que foram inaugurado­s pelo director Nacional dos Registos e Notariado, Israel Nambi.

Vão beneficiar desses serviços os moradores dos bairros Calemba II, Lar do Patriota, Futungo e Kifica, que antes não tinham Postos de Identifica­ção.

O acto foi testemunha­do pelo administra­dor municipal de Talatona, Ermelindo da Silva Pereira, e por quadros do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

O coordenado­r técnico nacional do Programa de Massificaç­ão do Registo Civil e Atribuição de Bilhetes de Identidade, Fernando Fortes, disse à imprensa que o novo modelo de registo é um livro acoplado com as funções de Assento de Nascimento e Cópia Integral do Assento de Nascimento.

No lado esquerdo do livro, esclareceu, consta o Assento de Nascimento e do lado direito a Cópia Integral, o que não acontecia anteriorme­nte. Antes, o registo aprontava apenas a Cédula Pessoal, sem a entrega imediata do Assento de Nascimento. Fernando Fortes disse que os serviços deixam de gastar dinheiro com fotocopiad­oras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola