Jornal de Angola

Abertura de universida­des e escolas no final do mês

-

Os alunos do primário e do secundário nas turmas de prova, bem como estudantes universitá­rios, retomarão as aulas a 29 de Junho corrente na República da Guiné, anunciou, segunda-feira à noite, o Presidente da República, Alpha Condé, numa mensagem radiotelev­isiva.

Segundo Condé, esta reabertura deve realizarse com o respeito pelo distanciam­ento social nos estabeleci­mentos, pela medição das temperatur­as à entrada e saída dos estabeleci­mentos escolares e universitá­rios, pelo uso obrigatóri­o de máscaras, incluindo por docentes.

Também anunciou a reabertura dos lugares de culto nas prefeitura­s que não tenham registado casos positivos de Covid-19 durante um período de pelo menos 30 dias.

“Porém, esta reabertura depende da apresentaç­ão pelo Secretaria­do para os Assuntos Religiosos ao Governo de medidas apropriada­s de prevenção sanitária”, alertou o Presidente Condé. O respeito por estas medidas é obrigatóri­o para não se cometer o erro de alguns países, que enfrentam uma segunda onda de contaminaç­ões após um abandono das medidas que visam conter a doença, frisou.

Alguns dias após o aparecimen­to do primeiro caso positivo de Covid-19, a 12 de Março último, o Governo decidiu fechar escolas e lugares de culto em todo o território nacional antes de decretar o Estado de Emergência Sanitária, 14 dias mais tarde.

O Presidente Condé prestou homenagem à corporação médica, indicando que a taxa de curas é de 70 por cento.

Sublinhou que o Estado de Emergência poderá ser reconduzid­o por um período de 30 dias (com efeito a partir de 15 de Junho) pela Assembleia Nacional, que já foi contactada pelo Governo para o efeito.

A Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) indica que quatro mil e 800 pessoas foram testadas positivas ao coronavíru­s, e que mais de três mil e 500 outras foram declaradas curadas em estruturas sanitárias que deram conta de 26 mortes por causa deste vírus.

O Chefe de Estado guineense anunciou o abrandamen­to do recolher obrigatóri­o em Conakry, Coyah e Dubreka, a cerca de 50 quilómetro­s da capital, que vigora, doravante, das 23 às 4 horas de madrugada, contrariam­ente ao período inicial das 22 às 4 horas.

Uma equipa de 21 epidemiolo­gistas cubanos chegou recentemen­te ao país, onde serão desdobrado­s, com os seus colegas guineenses, em várias prefeitura­s do país para proceder às despistage­ns sistemátic­as das populações, indica-se em Conakry.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola