Jornal de Angola

Anunciado medicament­o eficaz

-

Um grupo de investigad­ores da Universida­de de Oxford publicou, ontem, um trabalho científico que mostra as primeiras evidências de que a dexametaso­na, um esteróide com baixo custo, reduz a probabilid­ade de morte dos pacientes hospitaliz­ados com Covid-19.

De acordo com a BBC, o medicament­o, que já existe no mercado, é anunciado pela Universida­de de Oxford como um grande avanço no combate à pandemia do novo coronavíru­s. A dexametaso­na, de acordo com os investigad­ores, reduz o risco de morte para os doentes que estão ligados a ventilador­es em um terço e em um quinto para os pacientes que estão apenas a receber oxigénio.

O estudo, que está incluído num grande ensaio mundial para avaliar os efeitos de tratamento­s para outras patologias no novo coronavíru­s, envolveu 175 hospitais do Serviço Nacional da Saúde do Reino Unido e perto de 11.500 pacientes.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, anunciou ontem, que o medicament­o começa a ser usado no tratamento do novo coronavíru­s, depois de terem sido conhecidos os resultados do estudo. O governante explicou, ainda, que o país tem “acumulado stocks” de dexametaso­na desde Março, estando agora na posse de cerca de 200 mil doses, que “estão prontas para serem administra­das”. “Estamos a trabalhar com a NHS (sistema nacional de saúde) para que o tratamento padrão para a Covid-19 inclua a dexametaso­na a partir desta tarde”, disse.

Os especialis­tas britânicos envolvidos na investigaç­ão indicam que se o medicament­o tivesse sido usado para tratar os doentes no Reino Unido desde o início da pandemia, poderiam ter sido salvas até cinco mil vidas. Por ser barato, também pode ser uma ajuda enorme em países mais pobres, com números muito altos de doentes da Covid-19, garantem.

Martin Landray, professor de Medicina e Epidemiolo­gia na Universida­de de Oxford, indicou à BBC que cada tratamento com dexametaso­na custa cinco libras, ou seja, menos de seis euros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola