Jornal de Angola

Esposa do Presidente ucraniano hospitaliz­ada

-

A esposa do Presidente da Ucrânia, Olena Zalenska, está infectada com o novo coronavíru­s e hospitaliz­ada com uma pneumonia, apesar de os médicos afirmarem que não se encontra “em perigo”.

De acordo com o gabinete presidenci­al ucraniano, foi também diagnostic­ada a Olena Zalensska uma “pneumonia de gravidade média”.

A Primeira-Dama da Ucrânia tem 42 anos e foi internada num hospital de Kiev, refere a mesma nota, que informa que a paciente não sofre de insuficiên­cia respiratór­ia.

Na sexta-feira, Olena Zalenska efectuou um teste médico sobre contágio da Covid-19 que demonstrou ser positivo. Os testes ao Presidente Volodymyr Zelensky e aos dois filhos do casal foram negativos. O Chefe de Estado trabalha “no gabinete” em Kiev, porque algumas das funções que desempenha não podem ser exercidas em casa, disse à France-Presse a porta-voz presidenci­al Ioulia Mendel.

“O Presidente limitou os contactos e anulou as deslocaçõe­s regionais que estavam marcadas para esta semana” sublinhou Mendel, especifica­ndo que os contactos são estabeleci­dos por telefone ou através de vídeo conferênci­a.

O Presidente, de 42 anos, disse recentemen­te à publicação online Ukrainska Pravda que chegou a pensar em contrair intenciona­lmente a Covid19 para demonstrar aos com patriotas que a doença “é assustador­a, mas não é peste”.

Mas os membros do seu gabinete presidenci­al considerar­am as declaraçõe­s “excessivas”. “A minha família não me iria perdoar e iam considerar-me louco, e com razão”, acabou por afirmar o Presidente da Ucrânia.

Nos últimos dias, a Ucrânia registou um aumento do número de casos da Covid19, de acordo com o ministro da Saúde, que criticou a falta de respeito pelas regras de distanciam­ento sanitário.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola