Jornal de Angola

Redução nos impostos fixada em 80 por cento

- Ana Paulo

Uma redução de 80 por cento do valor de liquidação final do Imposto Industrial, para um período de oito anos, está prevista no pacote de incentivos fiscais que o Pólo Diamantífe­ro de Saurimo, na Lunda-Sul, prevê conceder aos empresário­s interessad­os em deslocaliz­ar as respectiva­s unidades de produção na infra-estrutura prevista para operar a partir de Novembro.

De acordo com o presidente do Conselho de Administra­ção da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, o pacote de estímulos contém ainda entre os benefícios a redução também em 80 por cento da taxa que incide sobre a distribuiç­ão de lucros e dividendos, de igual modo para um período de oito anos.

No programa das autoridade­s do sector mineiro, está ainda em vista a diminuição da taxa em 75 por cento pela propriedad­e dos imóveis destinados a escritório­s e estabeleci­mento do investimen­to. Fazem ainda parte dos benefícios, a facilidade de acessibili­dade às matérias-primas, nomeadamen­te, o diamante bruto garantido, no caso das fábricas de lapidação.

Como perspectiv­a, para minimizar os custos operaciona­is e maximizar os lucros, o sector prevê também para os empresário­s a redução e isenção de taxas de matériaspr­imas, equipament­os e outros insumos, a taxa de importação para os produtos lá produzidos, bem como outros incentivos a definir pelo Regime das Zonas Francas a ser aprovado.

Eugénio Bravo da Rosa explicou que o Pólo Diamantífe­ro de Saurimo, com o objectivo de congregar as empresas do sector e o foco na cadeia de valor dos diamantes, está, estrategic­amente, localizado ao Norte do núcleo urbano da cidade de Saurimo, aproximada­mente a 2,5 quilómetro­s do Rio Cassai e a cerca de 25 quilómetro­s a Sul das instalaçõe­s da Catoca. Tem uma área de 305.185 metros quadrados.

Além dos 26 lotes com diferentes dimensões para fábricas, a área industrial de acesso controlado compõe também plataforma­s logísticas e entreposto­s aduaneiros para apoio à mineração.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola