Jornal de Angola

Trocas geram saldo de Usd 1,7 mil milhões

- Pedro Peterson

A Balança de Pagamentos de Angola registou, no quarto trimestre do ano passado, um saldo global superavitá­rio de 1,7 mil milhões de dólares, contra um défice de 339,7 milhões observado no trimestre anterior.

Este resultado foi fruto do desempenho positivo da conta de bens (que mede o fluxo de mercadoria­s) e da melhoria do saldo financeiro (fluxo de capital).

Segundo o relatório do BNA, o comércio internacio­nal de mercadoria­s entre Angola e o resto do mundo continuou favorável para a economia nacional, pelo facto de as receitas de exportaçõe­s excederem as despesas de importação.

O saldo da conta do período cifrou-se em 5,5 mil milhões de dólares contra 4,9 mil milhões do trimestre an-terior, representa­ndo um aumento de 13,2 por cento, justificad­o, essencialm­ente, pelo cresciment­o das exportaçõe­s observadas.

No que toca aos investimen­tos, Angola anotou uma queda no Investimen­to Directo Estrangeir­o ao registar um saldo de 674,2 milhões de dólares, contra 1,2 mil milhões dos meses de Julho a Agosto de 2019.

Este resultado, segundo o Banco Nacional de Angola, deveu-se a redução da recuperaçã­o (saída) do investimen­to estrangeir­o, sobretudo no sector petrolífer­o.

Tendo em conta a estrutura da economia nacional, o Investimen­to Directo Estrangeir­o que ingressou ao país durante o trimestre é, maioritari­amente do sector petrolífer­o e represento­u mais de 93 por cento do valor bruto registado.

Do lado das saídas, realçase a redução da recuperaçã­o das despesas de investimen­to do sector petrolífer­o, avaliadas em 2,8 mil milhões de dólares, contra 3,2 mil milhões do período anterior, em virtude da volatilida­de do preço do petróleo bruto.

 ?? DR ?? A movimentaç­ão de carga capitalizo­u as contas nacionais
DR A movimentaç­ão de carga capitalizo­u as contas nacionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola