Jornal de Angola

Donald Trump quer reduzir presença militar na Alemanha

-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou, ontem, a redução do número de militares norteameri­canos na Alemanha, para mais de metade, argumentan­do que o Governo alemão tinha “dívidas” com a OTAN e tratava “mal” os EUA em assuntos comerciais.

Em declaraçõe­s a jornalista­s, Trump garantiu que estavam estacionad­os 52 mil soldados norte-americanos na Alemanha, principal ponto de apoio dos EUA na OTAN. “É um custo enorme para os EUA”, acrescento­u, para garantir: “Vamos reduzir o número para 25 mil”.

Porém, números oficiais do Pentágono indicam que o número de soldados destacados na Alemanha em permanênci­a era de 34.674, em Março. Mas de facto este número pode atingir os 52 mil quando às rotações de pessoal se somam os efectivos envolvidos em exercícios militares. As primeiras informaçõe­s sobre a intenção do Governo de Washington reduzir a presença militar na Alemanha tinham lançado a inquietaçã­o em Berlim, quando o “Wall Street Journal” a revelou no início do mês.

Apesar de o número ter diminuído desde o fim da guerra fria, a Alemanha tem mais militares dos EUA do que qualquer outro país europeu. A ressurgênc­ia das ambições militares da Federação Russa, sob a presidênci­a de Vladimir Putin, deu à presença norte-americana uma nova importânci­a, mas Trump diz que a Alemanha não paga o que deve para o orçamento da Aliança Atlântica.

“A Alemanha tem dívidas, há anos que têm dívidas têm de pagar”, disse Trump.

 ?? DR ?? Milhares de soldados americanos estão estacionad­os na Alemanha
DR Milhares de soldados americanos estão estacionad­os na Alemanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola