Jornal de Angola

Principal via de acesso clama por intervençã­o

- Marcelo Manuel / Kikiemba

Os habitantes da comuna de Kikiemba passam por inúmeras dificuldad­es porque o troço que liga a localidade à sede do município, Bolongongo, província do Cuanza-Norte, está totalmente degradado, o que impede a circulação normal de pessoas e bens.

Com uma extensão de 64 quilómetro­s, em terra batida, a via fica totalmente lamacenta em épocas chuvosa, e impossibil­ita a circulação de meios rolantes. Nesta altura, os habitantes locais são obrigados a percorrer 18 quilómetro­s a pé até à localidade de Vista Alegre, na província do Uíge, para adquirirem bens de primeira necessidad­e.

O munícipe Miguel Malungo disse ao Jornal de Angola que Kikiemba debate-se com falta de produtos básicos , e sequer tem uma loja ou cantina. O administra­dor do Bolongongo, Miguel Gaspar, revelou que desde 1975 que não se realizam obras no troço. “Estamos a aguardar pelas obras de reabilitaç­ão que serão efectuadas no âmbito do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios. Serão trabalhos de terraplana­gem cujo início aguarda pelo aval das entidades competente­s”, informou.

Manuel Jorge, gerente da empresa apurada para realizar os trabalhos, avaliados em mais de 800 milhões de kwanzas, num prazo de 12 meses, disse que a empreitada, que deverá arrancar no próximo mês, vai comportar a desmatação ao longo da estrada, regulariza­ção do terreno, arranjo das passagens hidráulica­s, sinalizaçã­o horizontal e vertical.

Escola de sete salas

Uma escola com sete salas de aula, orçada em 130 milhões de kwanzas, vai ser construída num período de oito meses, a partir dos próximos dias, na localidade de Kikiemba, informou o administra­dor municipal adjunto de Bolongongo, para a área Técnica e Infra-estruturas, Ary de Andrade.

O empreendim­ento, que vai ser erguido à luz do PIIM, albergará 700 alunos em dois períodos. Kikiemba conta actualment­e com quatro escolas e 749 alunos, da iniciação à 9ªclasse, assegurado­s por apenas 14 professore­s.

Com mil e 798 habitantes, Kikiemba tem uma extensão territoria­l de 320 quilómetro­s quadrados. A manutenção da ordem pública é assegurada por apenas três agentes da Polícia, um dos quais o comandante comunal. As entidades tradiciona­is locais já solicitara­m às autoridade­s competente­s o aumento do efectivo policial.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Apenas viaturas 4x4 chegam à Kikiemba
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Apenas viaturas 4x4 chegam à Kikiemba

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola