Jornal de Angola

Aumentam no Bengo as infracções fiscais

- Pedro Bica | Caxito

O Comando da Unidade Fiscal e Aduaneira no Bengo registou, de 1 de Janeiro a 10 de Junho do corrente ano, 41 infracções fiscais, com destaque para as de contraband­o de combustíve­l, com mais de 30 casos.

A informação foi prestada à imprensa, na segundafei­ra, pelo comandante da Unidade Fiscal e Aduaneira do Bengo, superinten­dentechefe mbrósio Gomes, tendo alertado para a necessidad­e do trabalho contínuo de fiscalizaç­ão. “Apreendemo­s mercadoria­s não manifestad­as ou declaradas. As infracções mais cometidas foram as de contraband­o de combustíve­l, sempre com destino à vizinha província do Zaire, bem como a pesca ilegal”, disse Ambrósio Gomes, acrescenta­ndo que “nos últimos tempos, o contraband­o de combustíve­l para a RDC tornou-se numa actividade lucrativa no nosso país e envolve centenas de cidadãos nacionais e estrangeir­os”.

Segundo Ambrósio Gomes, regra geral, o combustíve­l é descarrega­do durante as noites, por camiões-cisterna provenient­es de Luanda, para ser comerciali­zado, em bidões, aos cidadãos nacionais e estrangeir­os, envolvidos no contraband­o. Ambrósio Gomes defende a formação contínua dos efectivos, para o reforço da capacidade operativa.

Por outro lado, dois cidadãos nacionais foram detidos segunda-feira, pelas Forças da Ordem, Defesa e Segurança estacionad­as na localidade do Kifangondo, por tentativa de violação à cerca sanitária, que limita as entradas e saídas em Luanda.

O motorista do motociclo de marca Ling Ken, de cor azul, sem matrícula, tentou corromper um dos efectivos, com quinhentos kwanzas. Os acusados serão presentes ao Ministério Público, para os procedimen­tos legais. De realçar que, diariament­e, cidadãos não autorizado­s tentam violar a cerca sanitária no troço Luanda/Bengo.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Houve mais de 30 tentativas de contraband­o de combustíve­l
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO Houve mais de 30 tentativas de contraband­o de combustíve­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola