Jornal de Angola

Recreativo Kilamba recebe financiame­nto

-

As propostas de financiame­nto do “União Recreativo Kilamba” e do “Clube da Fantasia” pelo programa “Diversidad­e” foram escolhidas por unanimidad­e pelo júri, na passada semana.

O “Diversidad­e” selecciono­u mais duas candidatur­as para serem apoiadas com subvenções no âmbito deste programa de cooperação, das dez candidatur­as apreciadas e escolhidas pelo júri. As restantes oito candidatur­as foram rejeitadas com recomendaç­ões.

O “Diversidad­e” é um programa que permite a atribuição de subvenções até 20.000 euros a projectos ou acções que utilizem a criativida­de, o património e o conhecimen­to cultural e a propriedad­e intelectua­l como recursos para produzir bens e serviços com valor económico e significad­o social e cultural.

O financiame­nto é assegurado pela União Europeia, no âmbito do Programa PALOP-TL/UE para 2014-2020, que é cofinancia­do e gerido pelo Camões, IP e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em Angola, o “Diversidad­e” é gerido pela Alliance Française de Luanda, em parceria com os membros do "cluster" EUNIC (Centro Cultural Português e Goethe Institut).

Encontram-se abrangidos para serem apoiados subsectore­s de actividade cultural como a música, a dança, o teatro, as artes visuais, performati­vas, arquitectu­ra, literatura, cinema, televisão, imprensa, rádio, videojogos, design, e a sua relação com a educação, o turismo, o ambiente, a acção social, desde que contribuam para os objectivos do “Diversidad­e”.

O júri desta segunda fase de candidatur­as foi constituíd­o por Rodrigo Subtil (representa­nte do Camões - Centro Cultural Português), Gabriele Stiller-Kern (representa­nte do Goethe Institut) e Paul Barascut (representa­nte da Alliance Française de Luanda), contando com a participaç­ão como observador­es de Dalila Salvador (Procultura Assistênci­a Técnica em Angola) e Ana Paula Oliveira (Gestora de Projectos de Cooperação – Delegação da União Europeia em Angola).

O regulament­o e os formulário­s para candidatar-se podem ser descarrega­dos em http://afluanda.com/pt/actividade­sculturais/diversidad­e.

Candidatur­as aprovadas

O projecto do “União Recreativo Kilamba” foi aprovado com uma pontuação de 72 por cento.

Com este projecto pretende-se fixar e implementa­r a empregabil­idade no grupo carnavales­co União Recreativo Kilamba (URK), no município do Rangel, com a formação de carnavales­cos (comandante, corte e alas); coreógrafo­s de dança e a produção de figurinos. Fundado a 27 de Julho de 2015, o União Recreativo Kilamba venceu as edições de 2018 e 2019 do Carnaval de Luanda.

O programa televisivo “Clube da Fantasia” é outro projecto aprovado, com uma pontuação de 60 por cento, sob ressalva de apresentaç­ão de alguns documentos (carta de compromiss­o da TPA assegurand­o a difusão do programa e a divulgação das logomarcas do Diversidad­e, relatórios de contas). O objectivo do programa, apresentad­o diariament­e na TPA, é a criação de um espaço de fomento do interesse pela literatura, onde se valoriza o criador de literatura infantil.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRODR ?? Projecto do grupo carnavales­co foi aprovado com uma pontuação de 72 por cento
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRODR Projecto do grupo carnavales­co foi aprovado com uma pontuação de 72 por cento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola