Jornal de Angola

Campeonato Nacional começa em Setembro

- Anaximandr­o Magalhães

A 43ª edição do Campeonato Nacional de basquetebo­l sénior masculino começa a ser disputada a 15 de Setembro, caso não hajam imponderáv­eis, segundo Tony Sofrimento, membro da Comissão de Gestão “ad-hoc” da Federação Angolana da modalidade (FAB).

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o também director da prova disse: “neste momento, estamos no cronograma previsto para a próxima época. Se não houver nenhuma indicação em contrário, a partir de 15 de Agosto, os clubes começam a fazer a inscrição de jogadores e um mês depois dá-se início a bola ao ar”.

Prosseguin­do, Sofrimento fez saber: “a Taça de Angola será jogada da mesma forma e nas mesmas datas. Ou seja, a final está prevista para Abril de 2021”. Quanto ao regresso das equipas às quadras, a 27 de Junho, conforme previsão do Decreto Presidenci­al da Situação de Calamidade Pública, janela que os clubes angolanos vão utilizar na preparação da próxima época, o dirigente é de opinião que antes devem ser realizados testes de formas a cumprir as medidas de biossegura­nça impostas para o combate de propagação à pandemia da Covid-19.

Em Maio, a Comissão de Gestão da FAB, liderada por Gustavo da Conceição, e integrada por Tony Sofrimento, BiFigueire­do, Dinho Brendau Júnior e Anselmo Monteiro, reuniu com os dirigentes dos oito clubes que disputam o Campeonato Nacional e decidiram pela anulação da prova devido ao novo coronavíru­s.

Por altura da suspensão, o Petro de Luanda, actual campeão, liderava a tabela classifica­tiva com 49 pontos, seguido do 1º de Agosto e Interclube, ambos com 44.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola