Jornal de Angola

Cabo Verde já fez 21 mil testes

-

Cabo Verde já fez mais de 21 mil testes de virologia e de anticorpos para detecção do novo coronavíru­s, disse, ontem, o director nacional de Saúde, indicando que cerca de 14 mil foram realizados na cidade da Praia.

Em conferênci­a de imprensa para fazer o ponto de situação da pandemia no país, Artur Correia disse que, no caso dos testes rápidos, realizados em massa na cidade da Praia, o principal foco da Covid-19 no país, têm ajudado aos Serviços de Saúde na triagem, nos estudos e esclarecer diagnóstic­os.

“Aqui na Praia estamos a enfrentar o avanço da epidemia e tínhamos de acelerar a detecção precoce de casos, para podermos manter as pessoas isoladas e podermos controlar mais rapidament­e os casos aqui na Praia.

E, de facto esses testes têm ajudado muito”, salientou.

O responsáve­l da Saúde disse que dois por cento dos testes rápidos deram resultado positivo para pesquisa de anticorpos, que depois foram submetidos a testes de virologia (PCR) para detectar o novo coronavíru­s.

No caso dos testes de virologia, o país tem dois laboratóri­os, na cidade da Praia (ilha de Santiago) e no Mindelo (ilha de São Vicente). Na conferênci­a de imprensa, Artur Correia disse que alguns privados já estão a fazer testes rápidos e avançou que “brevemente” a Universida­de Pública de Cabo Verde (Uni-CV) vai passar a realizar testes de virologia, para apoiar a resposta das autoridade­s da Saúde. Também disse que será instalado um centro de diagnóstic­o na ilha do Sal, em parceria com os privados.

“Issotudoco­nstituiuma­umento de resiliênci­a do país, aumento da nossacapac­idadederes­postapara podermos estar cada vez mais preparados e responderm­os de forma eficaz nesta luta contra a Covid19”, afirmou o director nacional da Saúde.

Do total de testes de virologia realizados até agora, 759 deram resultado positivo, em casos nas ilhas de Santiago (622), Sal (64), Boa Vista (57), São Vicente (10), Santo Antão (04) e São Nicolau (02).Doisdoente­sforamtran­sferidos para os seus países, registam-se 361 dados como recuperado­s, 59 deles ontem, perfazendo um total de 390 doentes activos em todo o arquipélag­o, ainda segundo o director nacional da Saúde.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola