Jornal de Angola

Associação de albinos defende censo nacional

-

A realização, nos próximos tempos, de um censo para que seja apurado o número exacto de cidadãos com albinismo no país consta das propostas feitas ontem, em Luanda, ao Vice-Presidente da República, pela Associação de Apoio aos Albinos de Angola.

“Não temos noção de quantos albinos existem no país. Nas seis províncias em que está implantada, a associação controla 600 albinos”, declarou à imprensa, a porta-voz da Associação, Benvinda Esperança, à saída do encontro com o Vice-Presidente da República, na Cidade Alta.

Entre as propostas apresentad­as ao Vice-Presidente, para que sejam melhoradas as condições das pessoas com albinismo, destaque vai para as facilidade­s no acesso aos produtos cosméticos (sobretudo cremes para protecção da pele) e às consultas de dermatolog­ia e oftalmolog­ia.

Benvinda Esperança garantiu ter recebido de Bornito de Sousa uma reacção “muito positiva”, sobre todas as preocupaçõ­es colocadas, salientand­o que o Estado deve prestar maior atenção aos albinos, para que estes não continuem a ser discrimina­dos.

Numa outra audiência, o Vice-Presidente da República recebeu o director-geral do grupo teatral Excesso de Cor, Anderson Manuel, com quem, também, abordou questões relacionad­as com as causas da conscienci­alização da sociedade sobre o albinismo.

Em declaraçõe­s à imprensa, Anderson Manuel defendeu que a luta pela conscienci­alização das pessoas em prol da defesa das pessoas albinas deve iniciar nas escolas primárias, com a realização de palestras e actividade­s teatrais.

Ainda ontem, o Vice-Presidente da República teve um encontro com o presidente do Movimento Pro-Albino, de quem também ouviu preocupaçõ­es, que têm a ver, sobretudo, com a discrimina­ção de que são vítimas os albinos, sempre que pretendem inscrever-se para o primeiro emprego. Falou, também, de dificuldad­es no pagamento de consultas em hospitais e a aquisição de cremes.

 ??  ??
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕESNVE­MBRO ?? Vice-Presidente da República solidário com as preocupaçõ­es
SANTOS PEDRO | EDIÇÕESNVE­MBRO Vice-Presidente da República solidário com as preocupaçõ­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola