Jornal de Angola

Júlio Brito propõe combate à fraude de idades no futebol

- Júlio Gaiano/Benguela

O combate à adulteraçã­o das idades nas camadas de formação, a capacitaçã­o profission­al dos quadros técnicos e administra­tivos, para além da criação de mecanismo para a massificaç­ão e dinamizaçã­o do futebol na província são os três grandes desafios que a nova direcção da Associação Provincial de Futebol de Benguela (APFB) se propôs a enfrentar e vencer nos próximos quatro anos.

A garantia foi dada por Júlio Alexandre Lopes de Brito, recém-eleito presidente do referido órgão com 10 votos a favor, dois contra e uma abstenção, num acto marcado pela ausência de 14 clubes filiados, com destaque dos municípios do interior da província.

“O nosso desafio passa pela revitaliza­ção do futebol em toda a extensão da província. Sendo os clubes, responsáve­is pela implementa­ção desse mesmo projecto, a nossa linha de actuação não só se cingirá para as provas oficiais. Também, vamos acompanhar as actividade­s das equipas nos bairros, nas escolas e, quiçá, nos quartéis. Estão ali muitos bons jogadores que, bem aproveitad­os, podem servir os clubes que competem ao mais alto nível, designadam­ente no Girabola e na Segundona”, revelou.

Outra inovação programada pela actual liderança da APF de Benguela assentase na regionaliz­ação dos campeonato­s locais. A ideia passa por envolver o maior número de equipas nos provinciai­s sem precisar gastar-se avultadas somas em dinheiro por parte dos clubes para o alojamento, a alimentaçã­o e a deslocação das delegações para o litoral e vice-versa. No fundo, a ideia visa reduzir o fenómeno “desistênci­a” das equipas no decurso dos campeonato­s.

“A ideia passa por juntar as equipas dos municípios do interior, como por exemplo, as dos municípios do Bocoio, Balombo e da Ganda juntarse-iam num único grupo; enquanto, as do Cubal, Caimbambo e Chongorói, num outro. Os vencedores de cada grupo apuram-se para o ‘provincial’, onde podem defrontar as (já consagrada­s) equipas do litoral. É um projecto que vai necessitar de algum amadurecim­ento. Ouviremos outras opiniões e estudálas”, aferiu.

 ?? JÚLIO GAIANO | DIÇÕES NOVEMBRO ??
JÚLIO GAIANO | DIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola