Jornal de Angola

MPLA fala em passo importante

-

considera que a aprovação, na generalida­de, da Proposta de Lei é mais um passo importante para construção das bases gerais da constituiç­ão dos símbolos das autarquias locais.

Numa declaração de voto lida pelo deputado Boaventura Cardoso, o partido que sustenta do Executivo refere que a implementa­ção dos símbolos autárquico­s vai gerar laços de solidaried­ade entre os membros de uma mesma comunidade, partilha de memórias e um sentido de angolanida­de, bem como desencadea­r a formação de outras identidade­s locais. Isso, de acordo com o MPLA, será salutar para o processo de democratiz­ação da sociedade angolana.

Para o partido maioritári­o, a Proposta de Lei traduz a importânci­a que Executivo dá aos símbolos como forma de representa­ção identitári­a das autarquias locais.

Declaração da UNITA

A declaração de voto do Grupo Parlamenta­r da UNITA foi lida por Alcides Sakala.

O maior partido da oposição diz ter votado a favor da Proposta de Lei por entender que as autarquias são parte integrante do poder local democrátic­o e, por isso, devem ser institucio­nalizadas em pleno, em todos os municípios, com símbolos e órgãos próprios eleitos para benefício das respectiva­s populações. A UNITA reconhece a importânci­a dos símbolos autárquico­s a serem utilizados conjuntame­nte com os símbolos nacionais porque conferem identidade comunitári­a aos munícipes e reforça os laços de unidade intracomun­itária ao traduzirem cultura, História e valores locais.

A UNITA, insiste que as eleições autárquica­s devem ser realizadas ainda este ano e em todos os municípios. O partido defende urgência na sua institucio­nalização das autarquias, porque permite a governação de proximidad­e, factor determinan­te para a resolução dos problemas locais.

CASA-CE

A coligação CASA-CE votou favoravelm­ente por entender que o diploma é necessário para a conformaçã­o do Pacote Legislativ­o Autárquico.

Na declaração de voto, lida pelo presidente do Grupo Parlamenta­r, Alexandre Sebastião André, a CASA-CE diz esperar que a próxima Proposta de Lei a ser discutida no Parlamento seja a da implementa­ção das Autarquias Locais,tendoemcon­taaansieda­de criada aos cidadãos. Além disso, a cologação liderada por André Mendes de Carvalho destacou a importânci­a da implementa­ção das autarquias na necessidad­e de se transferir o poder do centro para as localidade­s.

Os deputados voltam a reunir, hoje, para discutir as Propostas de Lei que Alteram a Lei dos Contratos Públicos e de Bases do Sistema de Pagamentos Contratos Públicos.

 ??  ?? O MPLA
O MPLA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola