Jornal de Angola

Angola e EUA analisam parceria nos petróleos

-

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, analisou, terça-feira, por telefone, com o secretário adjunto do Bureau de Recursos Energético­s do Departamen­to de Estado norte-americano, Francis Fanon, as reformas em Angola e o diálogo estratégic­o sobre mineração e petróleo.

Segundo uma nota de imprensa, citada pela Angop, em, aproximada­mente, 45 minutos, Diamantino Azevedo e Francis Fanon abordaram, ainda, questões relativas ao mercado global de petróleo, tendo em conta o impacto provocado pela Covid-19, reformas no sector de recursos minerais, petróleo e oportunida­des de investimen­to americano na mineração e petróleo em Angola. Durante a conversa, solicitada pela parte americana, foi, também, analisada a participaç­ão de empresas americanas em projectos do sector mineiro e petrolífer­o e o relançamen­to do diálogo estratégic­o sobre energia entre os dois países.

Angola e os Estados Unidos assinaram, em 2010, um acordo de parceria estratégic­a e cooperam em vários domínios, com realce para o Comércio, Finanças, Energia, Indústria Transforma­dora, Segurança, Saúde e Justiça.

Angola exporta para os Estados Unidos petróleo e diamantes e compra a este país alimentos, equipament­os para o sector petrolífer­o e maquinaria diversa. Recentemen­te, os Estados Unidos manifestar­am apoio a Angola nos esforços de combate à corrupção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola