Jornal de Angola

Maior símbolo da arte Maia no México

-

Uma equipa de cientistas descobriu a maior e mais antiga estrutura da antiga civilizaçã­o Maia de que se tem conhecimen­to: uma plataforma elevada rectangula­r colossal construída entre 1.000 e 800 a.C. no Estado mexicano de Tabasco, informou, ontem a Reuters.

A estrutura, ao contrário das altas pirâmides maias de cidades como Tikal, na Guatemala, e Palenque, no México, erguidas cerca de 1.500 anos atrás, não foi feita de pedra, mas de argila e terra e provavelme­nte era usada para rituais em massa, disseram os pesquisado­res.

A antiga civilizaçã­o Maia situada num local chamado Aguada Fenix, perto da divisa com a Guatemala, a estrutura media quase 400 metros de largura, 1.400 metros de compriment­o e entre 10 e 15 metros de altura, tem um volume total que ultrapassa­va o da Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, construída 1.500 anos antes.

Não havia sinais de esculturas retratando indivíduos notáveis, o que sugere que, àquela altura, a cultura Maia era mais comunal e só depois desenvolve­u a desigualda­de social e uma sociedade hierarquiz­ada liderada pela realeza, com base nos pesquisado­res.

“Por ela ser tão larga horizontal­mente, se você caminha por ela, parece uma paisagem natural. É provável que muitas pessoas de áreas circundant­es se reunissem para ocasiões especiais”, disse Takeshi Inomata, arqueólogo da Universida­de do Arizona, que liderou a pesquisa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola