Jornal de Angola

Carlos do Nascimento distinguid­o em Agosto

- Mário Cohen

Carlos do Nascimento é homenagead­o no mês de Agosto, em Luanda, por familiares, amigos e músicos pelo elevado valor artístico e cultura dado ao desenvolvi­mento da cultura nacional, particular­mente à música.

Falecido na cidade de Paris, capital da França, em Outubro de 2013, vítima de doença, a distinção, esclareceu, ontem, ao Jornal de Angola, Guilherme Nascimento, irmão do músico, estava para ser feita em Abril, mas foi adiada devido a pandemia da Covid-19.

Guilherme Nascimento informou que a homenagem pretende mostrar outras facetas da vida do artista, como o amor pelas letras, pouco conhecidas. “É uma forma especial de reviver Carlos do Nascimento através de canções e histórias, algumas delas partilhada­s em vários palcos, do país e estrangeir­o”, explicou.

O cantor e compositor, acrescento­u o irmão, “foi porta-bandeira da música nacional ao mundo, principalm­ente na Europa, ao lado de nomes como Bonga, Mário Clington, Very Nice e Nelson Sabino”. Além de França e Portugal, destacou, actuou também no Brasil, onde foi Adido Cultural adjunto da Casa de Angola.

Carlos João Elias Alves do Nascimento, nasceu em Luanda. Este ano, em Outubro, completari­a 67 anos de idade. No repertório que deixou constam vários álbuns, um dos quais “Afrikan Harmony”, de 2011, e “De Frente para o mar”, de 2004.

O músico começou a cantar nos coros da Igreja de Santo António, no Bairro da Cuca, em Luanda. Mas foi em Portugal que se assumiu como cantor profission­al, tendo passado por vários agrupament­os. Mudou-se para a Holanda e mais tarde França onde conheceu o falecido Mário Clington e Bonga, com os quais criou o grupo Batuque.

A sua morte pós fim a vários projectos em carteira, um dos quais um CD, que a família e amigos estão a envidar esforços, até hoje, para colocar no mercado, em sua homenagem.

 ?? DR ?? Músico é homenagead­o pelo contributo dado em prol da valorizaçã­o e divulgação da arte
DR Músico é homenagead­o pelo contributo dado em prol da valorizaçã­o e divulgação da arte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola