Jornal de Angola

MINJUD exige cumpriment­o do prazo definido

- António Brito

O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), através da Direcção Nacional dos Desportos (DND), com base na última circular, orienta as federações a realizarem até ao próximo dia 30 de Setembro os processos de renovação de mandatos, depois do alargament­o dos prazos, por força da propagação da Covid-19.

Contactado, via telefone, pelo Jornal de Angola, Nicolau Daniel, director para a Política Desportiva do MINJUD, apela às instituiçõ­es a cumprirem escrupulos­amente o instrutivo da DND, sublinhand­o que o tempo é suficiente para criarem as condições necessária­s e realizarem os actos eleitorais dentro do período estabeleci­do.

“Apelamos que o façam dentro dos prazos definidos, porque não haverá contemplaç­ões para quem pretenda fazê-lo numa data a seguir. Penso que não há razões para tal procedimen­to, visto que as actividade­s desportiva­s foram interrompi­das. Setembro é a data limite. Quem efectuar eleições numa data que não a estipulada estará a incorrer na ilegalidad­e”, disse o dirigente.

À semelhança das federações, clubes e associaçõe­s também estão abrangidos neste processo, como refere Nicolau Daniel.” De quatro em quatro anos, clubes, associaçõe­s e federações devem fazer a renovação de mandatos. É de lei. Ninguém deve funcionar na legalidade. Vamos ser bastante rigorosos, ao contrário de outros anos”.

Federações em falta

Das federações existentes, nenhuma até ao momento efectuou a renovação de mandatos, sendo que a nível das Associaçõe­s Provinciai­s já cumpriram com as directrize­s da DND as de Cabinda, Benguela, Malanje e Lunda -Norte. Catorze ainda não realizaram os processos eleitorais, designadam­ente Luanda, Namibe, Huíla, Huambo, Cuanza-Sul, Lunda-Sul, Zaire, CuanzaNort­e, Moxico, Cunene, Cuando Cubango, Uíge, Bengo e Bié.

Dos 16 clubes que disputam o Girabola, cinco estão por realizar eleições, designadam­ente Petro de Luanda, Interclube, Progresso Sambizanga Recreativo da Caála e Ferrovia do Huambo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola