Jornal de Angola

Violência racial deve receber reparações

-

A Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas considerou que a actual violência racial é “o legado do comércio de escravos e do colonialis­mo” e afirmou ser a favor de “reparações de várias formas”.

A posição de Michelle Bachelet foi tomada ontem durante um debate no Conselho dos Direitos Humanos, solicitado pelos países africanos sobre racismo e violência policial após a morte de George Floyd nos Estados Unidos.

“Esse acto gratuito de brutalidad­e passou a simbolizar o racismo sistémico, que prejudica milhões de pessoas de ascendênci­a africana”, disse a alta comissária.

O Conselho decorreu ontem em Genebra e discutiu o racismo e a violência policial, a pedido dos países africanos, que têm feito uma campanha para que as Nações Unidas lancem uma investigaç­ão sobre o “racismo sistémico” nos Estados Unidos e noutros países.

A investigaç­ão, que implica a criação de uma comissão de inquérito internacio­nal independen­te (normalment­e reservada a crises graves, como o conflito sírio) tem como objectivo “levar à justiça os autores” de actos de violência, segundo o projecto de resolução dos Estados africanos citado pela agência de notícias AFP.

Os investigad­ores da comissão devem ainda examinar “as respostas dos Governos a nível federal, estatal e local a manifestaç­ões pacíficas, incluindo o alegado uso excessivo da força contra manifestan­tes, transeunte­s e jornalista­s”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola