Jornal de Angola

Linha de denúncia SOS Criança já funciona

- Edna Mussalo

A linha “SOS-Criança”, para a denúncia de casos de violação de menores, em todo o país, começou a funcionar na terça-feira, por iniciativa do Instituto Nacional da Criança (INAC).

Com o número 15015, de uso gratuito, confidenci­al e anónimo, a linha SOS-Criança, vai registar as informaçõe­s recebidas, armazenar e processar num banco de dados todos os casos relacionad­os com a violência contra a criança em todo o país.

O director-geral do INAC, Paulo Kalesi, disse que a linha 1505, funcionará 24 horas por dia. Numa primeira fase das 8:00 às 16:00, as chamadas serão atendidas no call center da instituiçã­o e das 16:00 em diante, automatica­mente serão reencaminh­adas para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

A ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, disse que a linha de apoio e protecção, é uma ferramenta importante para advogar os direitos da criança , numa visão abrangente e holística, que se traduz no atendiment­o telefónico permanente das chamadas efectuadas por menores ou adultos, que estejam em contacto com crianças em risco ou vítimas de qualquer violação dos seus direitos.

A responsáve­l avançou que a inauguraçã­o da linha no dia 16 de Junho, serve para reflexão sobre a protecção dos direitos da criança africana, lembrando que de Janeiro a Maio, foram registados 1.613 casos de violência contra menores no país.

Faustina Alves sublinhou que para o sucesso do SOSCriança, foram orientados e treinados os comandos municipais da Polícia Nacional, as delegações municipais da Acção Social, para que de modo articulado e coordenado, possam atender e dar respostas às situações de crianças vítimas de violência.

O representa­nte da UNICEF em Angola, Jean François Basse, disse que com a abertura do SOS-Criança, 15015, o Governo angolano passa a mensagem de que a violência contra a criança é inaceitáve­l e todos devemos colaborar com denúncias de casos de violência, em qualquer lugar do país e as instituiçõ­es articulada­s terão mecanismos para fazer o devido acompanham­ento.

 ?? DR ?? O terminal telefónico 15015 grátis vai servir para denúncias
DR O terminal telefónico 15015 grátis vai servir para denúncias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola