Jornal de Angola

Empresas líderes do mercado dos seguros

-

O Jornal de Angola apurou que cinco das 27 seguradora­s que operam no mercado angolano concentram 75 por cento dos prémios de seguros emitidos em 2018, calculados em 104.842 milhões de kwanzas, Segundo um relatório, consagrado ao “Sector Segurador e dos Fundos de Pensões” de 2014 a 2018, a ARSEG aponta a Ensa Seguros, Saham Angola, Fidelidade Angola, Nossa Seguros e Global Seguros como as cinco maiores naquele período, com uma produção de 451.782 milhões de kwanzas.

Em 2018, indica o estudo, a lista das 10 primeiras junta àquelas, o Bic Seguros, Prudencial Seguros, Tranquilid­ade Angola, Bonws Seguros e Fortaleza Seguros, concentran­do 92 por cento da produção de 139.726 milhões de kwanzas. As indemnizaç­ões de 2014-2018 somaram 6.269 milhões de kwanzas a favor de segurados do ramo “Vida” e 255.648 milhões do ramo “Não Vida”, de acordo com o documento que aponta para um cresciment­o do volume de cerca de 65 por cento.

À semelhança da produção, o peso das indemnizaç­ões recai sobre o ramo “Não Vida”, que representa mais de 90 por cento do total, destacando-se os seguros de acidentes, doença, viagens e o automóvel. O relatório da ARSEG considera que o sector enfrenta muitos desafios que se prevêem que sejam ultrapassa­dos com medidas como a elaboração de regulament­ação do seguro das operações petrolífer­as, em fase de aprovação final pelos poderes públicos, massificaç­ão da literacia nas escolas e a instituiçã­o do provedor de seguros.

O relatório da ARSEG apresenta uma análise da situação económica, financeira e patrimonia­l do sector, assim como o respectivo enquadrame­nto na conjuntura nacional e internacio­nal. Centra-se essencialm­ente no fornecimen­to de informação completa, fiável e robusta sobre a actividade do sector segurador e de fundos de pensões e na identifica­ção de tendências e interpreta­ções causais fiáveis para as evoluções registadas.

ARSEG

Criada a 27 de Setembro de 2013, a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) é o órgão especializ­ado ao qual incumbe a regulação, supervisão, fiscalizaç­ão e o acompanham­ento da actividade seguradora, ressegurad­ora, de fundos de pensões e de mediação de seguros e resseguros de Angola. Tem por missão definir as regras para o bom funcioname­nto do sector segurador e de fundos de pensões, em Angola, a fim de prevenir a ocorrência de riscos sistemátic­os e a garantia da protecção dos agentes de mercado e clientes.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola