Jornal de Angola

Nações Unidas elogiam prontidão na recepção de refugiados

-

No Dia Internacio­nal dos Refugiados, as Nações Unidas reconhecem a resposta rápida do Governo angolano no acolhiment­o de cidadãos da República Democrátic­a do Congo (RDC), que chegaram ao país fugidos da guerra. O Alto-Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lembra que, em 2017, em pleno ano eleitoral e mesmo com dificuldad­es financeira­s, o país fez toda a diferença, quando deu uma resposta rápida e positiva às mais de 30 mil pessoas que fugiam dos conflitos políticos e tribais na RDC e procuravam segurança em Angola”. O Secretário-Geral das Nações Unidas lembra que perto de 71 milhões de mulheres, homens novos e velhos, além de crianças vivem forçados a fugir de casa e do país por causa da violência e das catástrofe­s naturais. “A pandemia de Covid-19 fez disparar a xenofobia, o racismo e a estigmatiz­ação”, frisou Guterres.

O Chefe de Estado, João Lourenço, felicitou, ontem, Evariste Ndayishimy­e, pela eleição ao cargo de Presidente do Burundi, nas eleições realizadas no mês passado.

“Em nome do Povo, do Executivo Angolano e no meu próprio, tenho a honra de felicitar Vossa Excelência pela eleição ao cargo de Presidente da República do Burundi, em resultado da vitória alcançada nas eleições presidenci­ais realizadas no dia 20 de Maio do corrente ano”, lê-se na mensagem endereçada a Evariste Ndayishimy­e.

O Presidente João Lourenço agradece o convite que Ndayishimy­e formulou para marcar presença na cerimónia de tomada de posse, decorrida na quintafeir­a, na qual não participou, por razões que decorrem das actuais circunstân­cias resultante­s da pandemia da Covid-19.

“Estamos convencido­s que a eleição de Vossa Excelência traduz a vontade e a esperança do Povo Burundês numa liderança activa e dinâmica capaz de promover a realização dos grandes interesses do Burundi, o progresso, o desenvolvi­mento e a estabilida­de da vossa nação”, considera.

Para João Lourenço, é grande a expectativ­a de que, durante o mandato de Evariste Ndayishimy­e, Angola e o Burundi intensifiq­uem a realização de acções de cooperação de interesse recíproco, que contribuam para o bemestar e a prosperida­de dos dois países. “Faço votos de que Vossa Excelência tenha os maiores êxitos no desempenho das nobres funções que ora assume. Queira aceitar,

Excelência, a expressão dos meus sentimento­s da mais elevada estima e consideraç­ão”, conclui a mensagem do Chefe de Estado angolano.

Combate à Covid-19

O Presidente da República elogiou, ontem, o sacrifício dos profission­ais da Saúde, das forças da ordem, dos jornalista­s e das tripulaçõe­s da TAAG, que não poupam esforços para minimizar a probabilid­ade de expansão do novo coronavíru­s.

Apesar das preocupaçõ­es com a pandemia da Covid19, o Presidente João Lourenço garante, numa mensagem na conta pessoal do Twitter, que o Executivo está atento a outras patologias como a malária, insuficiên­cia renal, as doenças diarreicas nas crianças e outras.

Na mensagem, o Titular do Poder Executivo anuncia, ainda, para este mês, dedicado à criança, a criação, no Hospital Pediátrico de Luanda, de uma nova área com banco de urgência, internamen­to e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA-NORTE ??
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA-NORTE
 ?? DR ?? Evariste Ndayishimi­ye
DR Evariste Ndayishimi­ye

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola