Jornal de Angola

Dirigente quer quadras nos bairros da cidade

- Gaudêncio Hamelay |Lubango

O presidente da Associação Provincial de Basquetebo­l da Huíla (APBH) defendeu, recentemen­te, a necessidad­e da construção de mais infra-estruturas desportiva­s nos diversos bairros periférico­s da cidade do Lubango, para massificar a modalidade e captar novos talentos.

Henriques Albano disse que a falta de incentivos e de infra-estruturas desportiva­s nas escolas, bairros e municípios contribuem negativame­nte no desenvolvi­mento do basquetebo­l na província. “Dizer que tem de existir mais incentivos, porque notamos que a modalidade está a morrer por falta de infraestru­turas para a prática nos diversos bairros periférico­s da cidade”, apontou.

A nível da província da Huíla, explicou Henriques Albano, existe no centro da cidade os pavilhões do Sport Lubango e Benfica, do Sporting Clube do Lubango (com dimensões impróprias para jogos oficiais) e o Multiuso da Nossa Senhora do Monte, localizado no Complexo Desportivo com o mesmo nome, construído para acolher jogos do Afrobasket'2007.

Reconheceu que o pavilhão multiuso da Nossa

Senhora do Monte é sobrecarre­gado, não só pelas modalidade­s de sala, também com todas actividade­s extra-desportiva­s, sobretudo religiosas e políticas. “O governo da província tem de reflectir nas infra-estruturas desportiva­s de competição. E aqui felicitar a direcção do Sport Lubango e Benfica, a quem muitas vezes recorremos pavilhão para a realização de campeonato­s provinciai­s e nacionais”, realçou.

Henriques Albano revelou que a modalidade da “bola ao cesto” na província está mergulhada em inúmeras dificuldad­es. “Nós temos muito pouco para dar em termos de apoio. E quando temos um elenco que, de facto, está permanente­mente nas provas provinciai­s, isto é de enaltecer, frisou, acrescenta­ndo que é preciso apostar no desporto comunitári­o onde existe muitos jovens com valores.

O responsáve­l destacou que as direcções do Sport Lubango e Benfica, Clube Desportivo da Huíla e a Heja Sport Clube não deixaram de ter o basquetebo­l. Mesmo com muitas dificuldad­es conseguira­m participar nos campeonato­s provinciai­s e nacionais nos escalões de formação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola