Jornal de Angola

Petro de Luanda procura substituto de Adingono

Treinador recusa proposta de renovação para uma época e cria impasse nas negociaçõe­s para a efectivaçã­o do vínculo

- Juscelino da Silva

A direcção do Petro de Luanda, liderada por Tomás Faria, está no mercado internacio­nal à procura de novo treinador para orientar a equipa sénior masculina de basquetebo­l, visando a época 2020/2021, soube ontem o Jornal de Angola de fonte próxima ao clube.

A pesquisa pelo novo treinador acontece numa altura em que não existe acordo de renovação com o técnico camaronês Lazare Adingono, que esteve à frente do comando da equipa de basquetebo­l durante oito épocas.

Na reunião realizada está semana, na sede do clube, na presença do vice-presidente para o Basquetebo­l, Artur Casimiro Barros, e de outros membros da direcção, o elenco encabeçado por Tomás Faria chegou a propor ao camaronês a renovação por apenas uma época, mas o treinador recusou, porque pretende um vínculo de dois anos.

Segundo a fonte, perante o impasse, Lazare Adingono deixou o futuro nas mãos da direcção. Apesar da excelente época que o treinador estava a realizar na época passada, a direcção do Petro de Luanda nem por isso pondera a prolongaçã­o do contrato para o tempo pretendido pelo camaronês.

A fonte acrescento­u, ainda, que face à tomada de decisão do treinador, a direcção tricolor viu-se obrigada a fazer contactos no mercado internacio­nal à procura de um substituto do camaronês. Caso renovasse o vinculo com os petrolífer­os, para mais duas épocas, como deseja, Adingono completari­a dez anos à frente dos actuais campeões nacionais. Uma marca histórica entre os treinadore­s que já passaram pelo basquetebo­l dos tricolores.

O treinador sempre que foi chamado para renovar o contrato exigiu dois ou mais anos, situação que a direcção do Petro de Luanda, ao que tudo indica, quer inverter.

Lazare Adingono, natural da cidade de Yaoundé, chegou ao Petro de Luanda em 2012, rendendo o português Alberto Babo. Ao serviço dos petrolífer­os conquistou dois campeonato­s, em 2014 e 2019, uma Supertaça e Taça de Angola, bem como uma edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos, em 2015, feitos que alguns sócios consideram muito pouco, pelo tempo que o treinador comandou a equipa.

A equipa sénior masculina de basquetebo­l do Petro de Luanda encontra-se em gozo de férias, mas a direcção já prepara a próxima época. Até ao momento a equipa do eixoviário já dispensou o base Braúlio Morais e renovou contratos com oitenta e cinco por cento do plantel.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Técnico camaronês fez uma excelente campanha no campeonato prematuram­ente anulado
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Técnico camaronês fez uma excelente campanha no campeonato prematuram­ente anulado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola