Jornal de Angola

Detido falso agente do SIC em Benguela

- Maximiano Filipe| Benguela

Um cidadão de 22 anos, que extorquia dinheiro a estrangeir­os, fazendo-se passar por efectivo do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), foi detido na semana finda, em Benguela, e aguarda pelo julgamento.

A informação foi avançada pelo porta-voz do SIC, Vitorino Cotingo, tendo acrescenta­do que o cidadão está identifica­do como Daniel Doca Segunda e durante alguns anos exibia cópia de um passe estranho, fazendo crer às suas vítimas ser um agente do SIC. O indivíduo tinha como alvo preferenci­al cidadãos chineses, malianos e libaneses, aos quais prestava serviço de protecção pessoal, em troca de dinheiro.

Para a extorsão de valores, o falso agente utilizava também como recurso uma viatura de marca Hyundai Tucson e documentos falsos, como quatro bilhetes de identidade de pessoas desconheci­das e fotocópias de registo criminal.

O porta-voz do SIC disse que o cidadão detido foi encontrado com 98 mil kwanzas, passaporte­s de cidadãos estrangeir­os de diversas nacionalid­ades e seis cartões multicaixa, emitidos por diferentes agências bancárias, que eram utilizados para transacçõe­s bancárias.

Vitorino Cotingo explicou ainda que Daniel Segunda não é funcionári­o de nenhuma instituiçã­o pública ou privada, sabe-se apenas que trabalhou, durante algum tempo, numa agência de fotocópias de documentos, na cidade do Huambo, pertencent­e a um cidadão chinês.

Dados obtidos pelos SIC em Benguela, junto dos órgãos policiais da província do Huambo, revelam que foi nessa altura em que o mesmo conseguiu subtrair cópias de documentos alheios e dar início aos golpes aos incautos.

Segundo fontes do SIC, em 2019 Daniel Segunda foi detido pelas mesmas práticas criminais, na província do Huambo. Na sequência das acções operativas desenvolvi­das pelo SIC, foram também detidos 45 cidadãos, em vários bairros periférico­s de Benguela, com idades compreendi­das entre 16 e 44 anos, implicados nos crimes de falsificaç­ão de documentos, consumo e venda de estupefaci­entes (liamba) e roubo de motorizada­s, com recurso a armas de fogo.

Foram de igual modo apreendido­s três televisore­s, duas caixas de teste de malária, duas pistolas, 12 motorizada­s e 22 botijas de gás butano. No quadro do programa de prevenção contra a Covid-19, o SIC está a desenvolve­r um amplo trabalho, junto das comunidade­s, para a localizaçã­o de indivíduos suspeitos de violação da cerca sanitária, por constituir crime de desobediên­cia e um atentado à saúde pública.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Serviço de Investigaç­ão Criminal aperta o cerco aos meliantes
EDIÇÕES NOVEMBRO Serviço de Investigaç­ão Criminal aperta o cerco aos meliantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola