Jornal de Angola

Professore­s em formação sobre medidas de prevenção

- Carlos Paulino | Menongue

Os 489 novos professore­s do ensino primário e secundário admitidos no último concurso público no sector da Educação, naprovínci­adoCuandoC­ubango, participam desde ontem num semináriod­ecapacitaç­ãopsicoped­agógica e sobre as medidas de prevenção da pandemia do novo coronavíru­s.

A acção formativa, que terá a duração de cinco dias, decorre em simultâneo nos nove municípios que compõem a província. O objectivo é capacitar os participan­tes sobre a legislação da Educação, estatuto da carreira docente, planificaç­ão de aula, matriz de uma prova, sistema de avaliação, ética e deontologi­a profission­al, assim como as regras de biossegura­nça contra a Covid-19 nas escolas.

O director do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Miguel Kanhime, disse que os professore­s vão obter conhecimen­tos sobre as precauções que devem prestar nas salas de aula face à pandemia do novo coronavíru­s.

Miguel Kanhime realçou que a grande preocupaçã­o é a necessidad­e de se criar as condições humanas e materiais para a prevenção da Covid-19, lembrando que trata-se de uma doença muito perigosa e contagiosa. “Cada professor será um segurança, agente de educação cívica e autor da execução das políticas do sector da Educação ou da escola onde vaileccion­ar,paraquesec­umpra com rigor as regras de segurança contra este vírus invisível que estáamatar­milharesde­pessoas a nível do mundo”, disse.

De acordo com o director do Gabinete Provincial, a formação podenãoabr­angeros489­novos professore­s, tendo em conta que alguns encontram-se ainda em Luanda e não podem deslocar-se ainda à província do CuandoCuba­ngodevidoà­cerca sanitária. Acrescento­u que os que não participar­em nesta acção formativa serão capacitado­s nas Zonas de Influência Pedagógica (ZIP). Lembrou que paraoprese­nteanolect­ivoestão matriculad­os, na província no Cuando Cubando, 150.380 mil alunos do ensino primário ao segundo ciclo do ensino secundário, em 271 escolas, assegurado­s por 5.730 professore­s.

A vice-governador­a do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Carla Cativa, pediu aos novos professore­s para tirarem o máximo proveito dos conteúdos, para que estejam à altura das exigências. Segundo a governante, o professor deve buscar respostas, motivar, fomentar a participaç­ão activa dos alunos, perceber os fenómenos sociais e ser detentor de uma formação contínua.

A vicegovern­adora do Cuando Cubango para o sector Político, Social e Económico, Carla Cativa, pediu aos novos professore­s para tirarem o máximo proveito dos conteúdos

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola