Jornal de Angola

Covid faz renascer debates teológico-doutrinári­os

-

A pandemia da Covid-19 no seio das igrejas e círculos teológicos também está a servir de referência a estudos doutrinári­os. Por exemplo, muitas religiões defendem a Santa Ceia, um ritual cristão que consiste na partilha de elementos simbólicos (pão e vinho), feita numa taça onde todos bebem e o pão é distribuíd­o pelo sacerdote responsáve­l pela ministraçã­o.

Conforme explicou o estudante do curso superior de Teologia, o pastor António Pedro Libra, é bastante discutida a eficácia deste ritual, por representa­r, para muitos, um atentado às normas de higienizaç­ão. Nas novas regras de celebração, as igrejas consentem todas em fazer esta tradiciona­l cerimónia de santa comunhão em taças/cálices individuai­s e retiram do sacerdote a missão de dar o pão à boca do fiel (que passa a fazê-lo por si mesmo) ou de qualquer outro ministro fazer a sua distribuiç­ão.

Por outro lado, e conforme se constata em outras igrejas, disse, a entrada no templo sagrado é feita de pés descalços ou protegidos apenas por meias brancas (preferenci­almente). Esta posição ortodoxa para uns e em claro desuso para outras confissões religiosas também foi trazida nas novas regras de algumas igrejas. Segundo elas, para evitarem um provável transporte do novo coronavíru­s pelos sapatos, descalçar à entrada foi a saída encontrada. Há quem apenas introduziu um cobertor embebido em água, lixívia e outros desinfecta­ntes, como tapete de entrada para a limpeza dos pés.

No seio das igrejas, conforme disse-nos o teólogo, docente em cursos médios e básicos, começa-se a valorizar regras determinad­as por Deus aos levitas, descritas no livro de Levítico, o terceiro da Bíblia Sagrada, no Antigo Testamento.

Uma clara reconquist­a é a diminuição de usuários dos altares numa só cerimónia e a não troca de microfones entre usuários. Também a distribuiç­ão de folhetos de papéis, uma prática introduzid­a pela reforma protestant­e nos cultos, começa a ser recomendad­o o abandono. Todas estas mudanças resumem a organizaçã­o de culto em que a igreja saiba a sua liturgia sem precisar de mostrar por papéis e que cada um tenha o seu hinário e a sua Bíblia para acompanhar a pregação, estudo ou canto.

 ?? DR ?? Pastor António Pedro Libra aborda o ressurgir de rituais
DR Pastor António Pedro Libra aborda o ressurgir de rituais
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola