Jornal de Angola

Mais de 20 mil toneladas são produzidas por Luanda

-

As empresas Solmar e Kamwe-Kamwe, ambas sediadas na capital do país, são responsáve­is pela oferta de 22.350 toneladas de peixe congelado disponível no mercado nacional.

De acordo com o Ministério da Economia e Planeament­o, o total da oferta nacional é de 280.950 toneladas.

Individual­mente, a Solmar detém uma capacidade de produção estimada em 21.900 toneladas/ano e está em armazém, de momento, um total de 500 toneladas. Já a KamweKamwe, sem quantidade­s armazenada­s, possui uma capacidade produtiva anual de 450 toneladas.

As províncias do litoral, sobretudo Benguela e Namibe, são outros potenciais fornecedor­es de peixe congelado ao mercado nacional cuja capacidade identifica­da pelo Jornal de Angola está por apurar.

Há, todavia, as outras províncias, casos do Cuanza-Sul (Sumbe e Porto Amboím), Bengo, Cabinda e Zaíre, que continuam a dedicar-se a actividade de pesca continenta­l e que abastecem em quantidade­s moderadas as famílias e algum peixe para importação para os países vizinhos.

Na rubrica "Minuto da Produção Nacional", emitido na Rádio Nacional de Angola (RNA) e Televisão Pública de Angola (TPA), claramente em falta no Jornal de Angola ou outro veículo da imprensa escrita, o Ministério da Economia e Planeament­o divulga em um minuto peças vídeo/sonoras que visam esclarecer a público especializ­ado sobre os maiores produtores nacionais, suas capacidade­s produtivas, quantidade­sdemercado­riasemarma­zéns e respectivo­s preços.

No espaço é emitida informação sobre um conjunto alargado de matérias inseridas no âmbito do PRODESI e que o país tem necessidad­e de conhecer.

Com o programa , o Executivo quer reverter a tendência actual de importação e incentivar a aprodução interna de alimentos.

Esta medida visa, de igual modo, aliviar a pressão que se faz à Balança de Pagamentos e que semana após semana contribuam na queda dos níveis de Reservas Internacio­nais.

O BNA também aliou-se às medidas em curso, para que as reservas se mantenham em níveis aceitáveis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola