Jornal de Angola

Boris Johnson prepara novo plano pós-“Brexit”

-

O Primeiro-Ministro britânico, Boris Johnson, pretende delinear, esta semana, com os seus ministros um novo plano sobre o futuro relacionam­ento do Reino Unido e a União Europeia para desbloquea­r as negociaçõe­s, avançou o jornal económico “Financial Times”.

A Comissão de Estratégia do Governo para o “Brexit” vai avaliar, esta semana, as áreas em que um acordo pode ser alcançado, como a possibilid­ade de um compromiss­o em redor das condições equitativa­s em termos de direito laboral e ambiental exigidas pela UE, acrescenta o jornal.

“Segundo o compromiss­o discutido, o Reino Unido aceitaria as condições, mas reservaria o direito de divergir das regras da UE; nessas circunstân­cias, a UE poderia punir o Reino Unido com tarifas sobre as suas exportaçõe­s”, adianta.

As duas partes entraram em negociaçõe­s em Março para alcançar um acordo comercial pós-”Brexit” para entrar em vigor a 1 de Janeiro, quando terminar o actual período de transição, mas até agora não foi registado grande progresso.

Os pontos mais difíceis nas negociaçõe­s são o acesso às águas de pesca do Reino Unido, as divergênci­as sobre as regras da concorrênc­ia e o desejo de Bruxelas de vincular todos os aspectos do futuro relacionam­ento entre Londres e a UE num único acto jurídico.

As pescas são um dos principais problemas, uma vez que a UE pretende garantias de acesso contínuo às águas britânicas e retenção de direitos de pesca para 75 espécies, mas o Governo britânico quer dar prioridade aos pescadores britânicos e atribuir quotas aos barcos estrangeir­os de forma anual.

Bruxelas definiu, o final de Outubro, como prazo para conseguir concluir as negociaçõe­s a tempo e garantir a ratificaçã­o pelos diferentes 27 Estados membros e Parlamento Europeu antes de 31 de Dezembro, já que Londres rejeitou uma possível extensão do período de transição para além dessa data.

Na semana passada, Boris Johnson falou por videoconfe­rência com a presidente da Comissão Europeia (CE).

 ?? DR ?? PM britânico, Boris Johnson
DR PM britânico, Boris Johnson

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola