Jornal de Angola

Estátua de Roosevelt é retirada de museu

-

Americano de História Natural vai retirar, em breve, uma estátua de Theodore Roosevelt, 26º. Presidente dos Estados Unidos, após anos de acusações de que glorifica o colonialis­mo e a discrimina­ção racial, anunciou o autarca de Nova Iorque.

A estátua de bronze, que se encontra numa das entradas do museu desde 1940, retrata Roosevelt a cavalo, com um nativo americano e um africano ao lado.

“O Museu Americano de História Natural pediu para remover a estátua de Theodore Roosevelt, porque retrata explicitam­ente os negros e indígenas como subjugados e racialment­e inferiores”, disse o presidente da Câmara , Bill de Blasio em comunicado. “É a decisão certa e o momento certo para remover esta problemáti­ca estátua”, concluiu.

A responsáve­l do museu, Ellen Futter, explicou ao jornal "The New York Times" que o público da instituiçã­o “ficou profundame­nte comovido com o crescente movimento pela Justiça racial que surgiu após o homicídio de George Floyd”, o afro-americano que morreu às mãos da Polícia.

“Temos assistido à atenção do mundo e o país tem-se voltado cada vez mais para estátuas como símbolos poderosos e dolorosos do racismo sistémico“, disse Futter àquele jornal, sem precisar quando a estátua vai ser retirada.

Futter disse que as objecções do museu se limitam à estátua, e não à figura de Roosevelt, um conservado­r museológic­o pioneiro cujo pai foi membro fundador da instituiçã­o e que serviu como governador de Nova Iorque antes de se tornar no 26.º Presidente dos Estados Unidos, de 1901 a 1909.

O museu vai dar o nome do antigo Presidente ao Salão da Biodiversi­dade, “em reconhecim­ento do seu legado”, acrescento­u Futter.

Theodore Roosevelt IV, bisneto do antigo Presidente, apoia a decisão, defendendo que “a composição da estátua equestre não reflecte o seu legado”. “É tempo de remover a estátua e seguir em frente”, disse ao "The New York Times".

A estátua foi alvo de vandalismo em 2017, quando manifestan­tes derramaram líquido vermelho no pedestal, simbolizan­do sangue, e apelaram à sua remoção, consideran­do que se tratava de um símbolo “do patriarcad­o, da supremacia branca e do colonialis­mo dos primeiros colonos”.

Os protestos anti-racistas após o homicídio de George Floyd deram origem à vandalizaç­ão e remoção de várias estátuas de figuras controvers­as.

 ??  ?? O Museu
O Museu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola