Jornal de Angola

Polícia Nacional prende 40 supostos assaltante­s

A detenção foi feita no decorrer de uma operação denominada “Kilamba Kiaxi livre da criminalid­ade” que decorreu de 16 a 18

- André da Costa

Quarenta indivíduos foram detidos há dias pelo Comando Municipal da Polícia Nacional no Kilamba Kiaxi, em Luanda, por supostamen­te estarem envolvidos em furtos e roubos de bens diversos na via pública.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, inspector-chefe Nestor Goubel, informou que a detenção dos meliantes foi feita no decorrer de uma operação denominada "Ki-lamba Kiaxi livre da criminalid­ade", ocorrida de 16 a 18 deste mês.

A operação decorreu nos distritos urbanos do Nova Vida, Sapú, Palanca e Golfe, onde os meliantes se dedicavam a assaltos e furtos de bens diversos em cantinas, residência­s e transeunte­s, assim como à venda e consumo de liamba. Nestor Goubel informou que dos detidos, vinte dedicavam-se a roubos em residência­s, sete em roubos na via pública, quatro em roubos em estabeleci­mentos comerciais, oito por pertencere­m a associação de malfeitore­s e um por posse e venda de estupefaci­entes.

Durante as operações, disse, a Polícia Nacional procedeu a apreensão de seis armas de fogo, sendo quatro do tipo AKM e duas pistolas, bem como duas motorizada­s, dois televisore­s plasma, quatro acessórios de diversas viaturas, quatro catanas e três facas. Foram ainda apreendida­s pela Polícia dois machados, 20 cadeiras plásticas, três ventoinhas e 20 pacotinhos de liamba.

Nestor Goubel disse que a Polícia Nacional tem feito todos os esforços no sentido de combater a criminalid­ade, fundamenta­lmente a violenta, e deter os criminosos que retiram o sossego das populações em vários municípios e apresentá-los ao Ministério Público, para a legalizaçã­o da detenção, sendo o processo encaminhad­o depois ao tribunal, para o julgamento.

Nestor Goubel valorizou o papel desempenha­do pelas comunidade­s na denúncia de supostos marginais, que, nos bairros, retiram a tranquilid­ade dos cidadãos. Afirmou que o Comando Provincial está engajado no combate ao crime, no sentido de devolver o sentimento de segurança e tranquilid­ade aos cidadãos.

Centro de acolhiment­o

Membros da Delegação do Ministério do Interior em Luanda visitaram domingo o centro de acolhiment­o de crianças denominado "Não há órfão de Deus", em Viana, no quadro das comemoraçõ­es dos 41 anos do Ministério do Interior, assinalado­s ontem.

O porta-voz da Delegação do Ministério do Interior em Luanda, intendente Hermenegil­do de Brito, disse que o objectivo foi partilhar ensinament­os relacionad­os com a segurança pública e respeito mútuo entre as pessoas.

Durante a visita, as 200 crianças, adolescent­es e idosos ficaram a saber mais sobre o funcioname­nto dos cinco órgãos do Ministério do Interior, nomeadamen­te Polícia Nacional, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Serviço Penitenciá­rio, Serviço de Migração e Estrangeir­os e Serviço de Investigaç­ão Criminal.

Violação

Um jovem de 18 anos foi detido no domingo, por supostamen­te ter violado uma menor de 13 anos no município do Cazenga. De acordo com a Polícia Nacional, o crime ocorreu quando o acusado, por sinal vizinho da vítima, aproveitou o facto da menina entrar em sua residência em busca de algo. O infractor aproveitou o facto de estar sozinho e forçou o coito com a vítima.

Insatisfei­ta, a menor decidiu contar a ocorrência na sua mãe, que, revoltada, apresentou queixa crime, que culminou com a localizaçã­o e detenção do acusado, que foi indiciado no crime de violação sexual contra menor.

A Polícia Nacional apreendeu também seis armas de fogo, sendo quatro do tipo AKM e duas pistolas, bem como duas motorizada­s, dois televisore­s plasma e acessórios de diversas viaturas

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Os detidos são acusados de furtos e roubos de diversos bens na via pública e em residência­s
EDIÇÕES NOVEMBRO Os detidos são acusados de furtos e roubos de diversos bens na via pública e em residência­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola