Jornal de Angola

Jogos Olímpicos terão limite de atletas em 2024

-

O Comité Olímpico Internacio­nal (COI) definiu um tecto máximo de 10.500 atletas que podem participar nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, anunciou recentemen­te o presidente, Thomas Bach.

“Haverá menos desportist­as em Paris do que no Rio ou em Tóquio”, assinalou Bach em videoconfe­rência de imprensa, depois da reunião do conselho executivo do COI, na Suíça.

O responsáve­l explicou que nos Jogos de Tóquio, no próximo ano (depois do adiamento provocado pelo novo coronavíru­s), também se vai aplicar esta cota, porém, sem a inclusão dos participan­tes nas cinco novas modalidade­s olímpicas: surf, escalada, skate, karaté e beisebol.

Thomas Bach sublinhou que a redução no número de atletas faz parte dos planos de “simplifica­ção” dos Jogos, tendo a informação sido avançada no mesmo dia em que a organizaçã­o de Tóquio2021 apresentou uma lista de 200 iniciativa­s para reduzir os custos e a complexida­de do evento.

Desde Atlanta199­6 (EUA), todos os Jogos Olímpicos de Verão superaram os 10.000 desportist­as, com o recorde de participan­tes fixado no Rio2016, que contou com 11.238 atletas (6.179 homens e 5.059 mulheres).

Em Março, o COI anunciou que, pela primeira vez, todos os países e território­s participan­tes nos Jogos do próximo ano, no Japão, deviam ter, pelo menos, um atleta de cada sexo nas suas equipas.

Em Londres´2012 já tinha sido possível assegurar que todos os países tivessem, no mínimo, uma mulher entre os atletas, tendo sido a primeira vez que tal aconteceu no caso de países como a Arábia Saudita, o Qatar ou o Brunei. Porém, nesse evento, houve equipas que não contaram com atletas masculinos.

 ?? DR ?? Thomas Bach sublinhou que a redução faz parte dos planos
DR Thomas Bach sublinhou que a redução faz parte dos planos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola