Jornal de Angola

Federação de Golfe cria fundo para apoiar auxiliares

Elenco cessante liderado por Almir Soares vai ajudar financeira­mente os auxiliares de jogo e carregador­es de tacos

- Armindo Pereira

A direcção da Federação Angolana de Golfe (FAGOLFE) criou um fundo solidário para os caddies (auxiliares de jogo e carregador­es de tacos) que se encontram em dificuldad­es financeira­s, decorrente­s do impacto da pandemia da Covid-19.

Os treinos no campo do Resort Mangais, em Luanda, acontecem com apenas três jogadores em cada grupo (menos um), devido às restrições sanitárias. Nessa conformida­de, os intervenie­ntes são forçados a ficar de fora e consequent­emente estão sem remuneraçã­o.

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo presidente da FAGOLFE, Almir Soares, que justificou a atribuição de apoios.

“Nesse interregno, criamos um fundo solidário de modo a arrecadar receitas para os nossos concidadão­s. Temos já um montante, embora esteja aquém do que perspectiv­amos inicialmen­te. Alguns ainda não aderiram, provavelme­nte, devido ao actual momento. Se existe algo que nos tem tirado o sono é a actual condição dos caddies”, sublinhou Soares

A criação do instrument­o solidário vai reduzir as dificuldad­es a quem começa a faltar o mínimo necessário, segundo o líder da FAGOLFE.

“Estes jovens são os nossos ajudantes e companheir­os em campo e o futuro da modalidade passa por muitos deles. Se cada um de nós der um pouco, o impacto económico e social não será tão drástico nas famílias”, apelou.

Até ontem o fundo solidário registou um montante não revelado. À última hora, várias solicitaçõ­es de extensões de prazo de entregas inviabiliz­aram o anúncio do valor arrecadado. Almir Soares prometeu fazê-lo até ao final desta semana.

“No ano passado, fizemos um trabalho de registo. Nem todos podem exercer esta função, razão pela qual existem requisitos mínimos. Nesta altura, estão catalogado­s na FAGOLFE um total de 45 jovens”, disse.

Em 2019, os caddies receberam formação sobre o papel a desempenha­r em campo. A acção foi ministrada por um juiz internacio­nal de nacionalid­ade portuguesa. Entre as funções dos caddies, destacase “a prestação de informaçõe­s úteis sobre o campo aos jogadores, como executar certo tipo de pancada e taco a utilizar”. No golfe profission­al, os caddies exercem uma função de grande responsabi­lidade e estão intimament­e ligados aos êxitos dos golfistas, segundo Almir Soares.

Em final de mandato, Almir Soares promete continuar a formação de caddies e de outros projectos estruturai­s não concluídos, caso seja reeleito nas próximas eleições de renovação de mandatos. A criação de um “driving range” (espaço para aperfeiçoa­r a técnica dos mais apurados e jogadores amadores) é a maior aposta no provável segundo mandato.

“Há trabalhos que não se podem deixar a meio. A criação de um Centro de Treinament­o seria um pilar importante para a formação de jogadores e o cresciment­o da modalidade”, disse. Além da segunda edição doCampeona­toNacional­Absoluto, previsto para Setembro, a Federação tem na forja um torneio para saudar os 45 anos da independên­cia nacional, queseassin­alaa11deNo­vembro.

Além da segunda edição do Campeonato Nacional Absoluto, previsto para Setembro, a Federação tem na forja um torneio para saudar os 45 anos da independên­cia nacional

 ?? M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Treinos têm decorrido no campo do Resort Mangais com apenas três jogadores em cada grupo
M MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Treinos têm decorrido no campo do Resort Mangais com apenas três jogadores em cada grupo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola