Jornal de Angola

Angola melhora posição no ranking internacio­nal

-

Angola passou de um nível de países em observação para o grupo que cumpre parcialmen­te os padrões no combate ao Tráfico de Seres Humanos, segundo o Relatório do Departamen­to de Estado Americano.

O Relatório, elaborado anualmente, destaca acções como a elaboração e aprovação do Plano de Acção Nacional de Combate ao Tráfico de Seres Humanos (Decreto Presidenci­al nº 31/20 de 14 de Agosto) e a Estratégia Nacional de Direitos Humanos, melhorias no seguimento dos casos, na assistênci­a às vítimas e realização de acções de sensibiliz­ação e formação.

Na edição deste ano, o documento justifica “notáveis avanços” para elevar Angola do nível 2W para o Nível 2. A avaliação tem quatro níveis, sendo: Nível 1, pleno; Nível 2, países que cumprem parcialmen­te os padrões; Nível 2W países em observação; e Nível 3, países que não cumprem integralme­nte os padrões mínimos, estão a envidar esforços significat­ivos. Angola volta, assim, ao Nível 2, posição onde já esteve de 2015 a 2017.

Além da aprovação do Plano de Acção Nacional, Angola também aprovou diversos diplomas legais para investigaç­ão e prossecuçã­o dos autores, protecção das vítimas e testemunha­s.

A Comissão Interminis­terial de Combate ao Tráfico de Seres Humanos conta com uma base de dados com 100 casos (2015-2020), aderiu à base de dados da SADC e a campanha internacio­nal do Coração Azul. Em matéria de prevenção, em 2019 realizou acções que abrangeram mais de mil participan­tes de várias províncias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola