Jornal de Angola

Mais de 600 projectos só em Junho

-

Durante o mês de Junho foram registados 667 projectos em execução, no âmbito do PIIM, um diferencia­l de 170 em relação a Maio, indica um relatório do grupo técnico interminis­terial do plano, que diz ter havido uma “evolução financeira” acumulada de 34,1 mil milhões de kwanzas.

De acordo com o relatório, que tem a chancela de Laurinda Cardoso, coordenado­ra do grupo técnico, o Ministério de Obras Públicas e Ordenament­o do Território, inscreveu, inicialmen­te, 20 projectos, tendo sido excluídos cinco. Os 15 projectos foram distribuíd­os em dez províncias (Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cuando Cubango, Cuanza-Norte, Huíla, Luanda, Moxico e Zaire).

O Ministério da Administra­ção do Território tem inscritos na carteira PIIM 92 projectos: oito para a construção de infra-estruturas administra­tivas autárquica­s, 36 para complexos residencia­is administra­tivos e 48 para a ampliação e reabilitaç­ão das administra­ções municipais.

Este ministério lançou, até a data, 13 projectos a concursos públicos, sendo seis de construção de infraestru­turas autárquica­s (Belas, Saurimo, Catumbela, Cuíto, Cuanhama e Menongue) e sete de concepção e construção de complexos residencia­is (Dala, Cuemba, Golungo Alto, Samba Cajú, Luancano, Mavinga e Rivungo).

O Ministério da Energia e Águas tem inscritos 16 projectos distribuíd­os em 11 províncias (Bié, Cunene, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Huambo, LundaNorte, Lunda-Sul, Luanda, Malanje, Huíla e Uíge).

O Ministério do Interior (MININT) possui 32 projectos, dos quais 22 submetidos a concurso público. O relatório refere que foram verificado­s constrangi­mentos nos valores contratuai­s de alguns projectos. Neste momento, está a ser desenvolvi­do um trabalho de análise dos processos entre o Minint, DNIP e SNCP para a resolução.

O Ministério da Educação possui, a nível central, quatro projectos de continuida­de inscritos na carteira PIIM nas províncias do Bengo, Bié, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, dos quais dois estão em fase final de contrataçã­o (renegociaç­ão dos contratos).

O Ministério dos Transporte­s, no âmbito do Programa de Investimen­to Público, conta com três projectos enquadrado­s na linha de financiame­nto do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios, com incidência na província de Cabinda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola