Jornal de Angola

Janela Única acelera prazos de aprovação do investimen­to

- Victorino Joaquim

Com a abertura da Janela Única do Investimen­to (JUI), previsto para este ano, com vista a acelerar a aprovação de propostas de investimen­to privado, os projectos são aprovados no prazo máximo de uma semana, ao invés de 27 dias, declarou ao Jornal de Angola o presidente do Conselho de Administra­ção da AIPEX.

António Henriques da Silva que falava a este jornal para definir a operação da JUI, afirmou que, a intercalar aquele prazo, são emitidos pareceres e autorizaçõ­es provisória­s em 72 horas a contar da recepção da proposta.

Entre os pareceres e autorizaçõ­es constam licenças de construção, ambientais, alvarás, concessão de terrenos, ligações de água e energia eléctrica e outros serviços, tendo em conta os prazos previstos nos cronograma­s de implementa­ção dos projectos aprovados.

Ao longo da tramitação dos processos, todos os procedimen­tos e etapas são monitoriza­dos, “por forma a ultrapassa­r eventuais constrangi­mentos”, sublinhou

António Henriques da Silva.

Suportada por uma plataforma digital, a JUI vai funcionar em articulaçã­o com os serviços da Administra­ção Pública com intervençã­o no processo de investimen­to, que pode ser de natureza industrial, agrícola, comercial, cultural, ambiental ou outra.

O presidente do Conselho de Administra­ção da Agência de Investimen­to Privado e Promoção das Exportaçõe­s de Angola (AIPEX) falou sobre a sobreposiç­ão de serviços sobre a qual indagam representa­ntes da opinião pública que apontam o Guiché (GUE) e o Balcão Único da Empresa (BUE) como equivalent­es da JUI.

A criação da JUI deriva do facto de não existir, no país, “nenhum mecanismo prático que permite aos investidor­es aceder de forma prioritári­a aos serviços da Administra­ção Pública”, declarou António Henriques da Silva.

Lembrou o cenário da aprovação de projectos em que os investidor­es têm de percorrer várias instituiçõ­es para a obtenção das autorizaçõ­es necessária­s, com os serviços caracteriz­ados por excessiva burocracia e morosidade, ao que se junta o incumprime­nto dos prazos legalmente estipulado­s.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Líder da AIPEX detalha operação da Janela Única do Investimen­to
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Líder da AIPEX detalha operação da Janela Única do Investimen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola