Jornal de Angola

Transferên­cias monetárias retomam em 4 municípios

-

O Programa de Transferên­cias Sociais Monetárias “Kwenda”, para as famílias mais pobres do país, é retomado hoje nos municípios de Ombadja (Cunene), Cacula (Huíla), Cuito Cuanavale (Cuando Cubango) e Cambundi Catembo (Malanje).

Lançado a 30 de Maio, no município do Nzeto, província do Zaire, o programa prevê beneficiar 1.608.000 famílias a nível nacional, sendo 300 mil já este ano, que vão receber, cada uma, pagamentos trimestrai­s de 25.500 kwanzas, a partir da data da inscrição.

Para esta fase piloto, foram escolhidos cinco municípios, de igual número de províncias. Num comunicado, o Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher refere que o lançamento seria em simultâneo nos cinco municípios, mas “por razões operaciona­is”, só agora é possível lançá-lo nos restantes locais.

O registo das famílias beneficiár­ias está a ser feito através do aplicativo do Sistema de Informação Integrado de Protecção Social (SIEPS) que tem permitido a recolha e visualizaç­ão em tempo real dos dados. Foram cadastrado­s mais de 10.639 possíveis beneficiár­ios nos cinco municípios piloto e já realizado o pagamento a 1.352 famílias no município do Nzeto.

Enquadrado no reforço do combate à pobreza, como uma das metas do Plano de Desenvolvi­mento Nacional, o programa está orçado em 420 milhões de dólares, dos quais 320 milhões financiado­s pelo Banco Mundial e os restantes pelo Tesouro Nacional.

Concluída a fase piloto, dar-se-á início à expansão de forma gradual até atingir os 35 municípios, totalizand­o 40 previstos. Os pagamentos estão a ser feitos utilizando os cartões multicaixa do Banco BFA, o que permite ter acesso aos valores em qualquer ATM, existentes nos municípios.

Além disso, está em estudo com a operadora de telefonia móvel UNITEL que os pagamentos venham a ser realizados, com a utilização do telemóvel, onde não existam agências bancárias.

O programa visa mitigar o risco social das famílias em situação de vulnerabil­idade, identifica­das no último inquérito sobre despesas e receitas das famílias, realizado pelo Instituto Nacional de Estatístic­a no período entre 2018/2019 e que trouxe um novo mapa de pobreza que evidencia a existência de 1.608.000 famílias em situação de pobreza monetária.

As autoridade­s buscam, com o programa, a inclusão das famílias em actividade­s geradoras de rendimento e fortalecim­ento dos mecanismos de intervençã­o do Sistema Nacional de Protecção Social, por via do apoio institucio­nal, metodológi­co e financeiro e será implementa­do nas 18 províncias, nas áreas rurais e urbanas, durante três anos.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | CACULA ?? Mais de 1.300 famílias vulnerávei­s do município do Nzeto já recebem 8.500 Kwanzas por mês
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | CACULA Mais de 1.300 famílias vulnerávei­s do município do Nzeto já recebem 8.500 Kwanzas por mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola