Jornal de Angola

Escolas do segundo ciclo prontas para o reinício das aulas

- Carlos Paulino | Menongue

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Cuando Cubango, Miguel Kanhime, garantiu ontem, em Menongue, que os estabeleci­mentos de ensino do segundo ciclo têm as condições de biossegura­nça criadas para o reinício do ano lectivo, previsto para o dia 13 do próximo mês. Em declaraçõe­s ao Jornal

de Angola, Miguel Kanhime explicou que a província tem oito institutos e escolas do segundo ciclo do ensino secundário em Menongue, assim como núcleos do ensino geral nas sedes municipais do Cuchi, Cuito Cuanavale, Calai, Cuangar, Dirico, Mavinga e Rivungo, faltando apenas no Nancova.

Salientou que a maioria dos estabeleci­mentos escolares do segundo ciclo em Menongue conta com o abastecime­nto de água potável e outros com reservatór­ios, bem como já adquiriram sabão e álcool-gel para que os professore­s e alunos possam fazer a higienizaç­ão regular das mãos.

Miguel Kanhime realçou que as escolas do segundo ciclo, ao contrário das do ensino primário, recebem uma verba mensal, usada, neste momento, para a criação de condições de biossegura­nça para a prevenção do novo coronavíru­s.

Referiu que antes do reinício do ano lectivo, os professore­s do segundo ciclo vão beneficiar de uma formação sobre a Covid-19, para melhor prevenção e controlo dos alunos nas salas de aula.

Acrescento­u que as turmas com mais de 30 alunos serão repartidas em duas, para que se cumpra o distanciam­ento físico nas salas de aula, sendo que um grupo estuda num dia e outro fica em casa.

Miguel Kanhime fez saber que no presente ano lectivo estão matriculad­os cerca de 10 mil alunos da 10ª a 13ª classes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola