Jornal de Angola

Consulado de Portugal retoma vistos

-

O Consulado de Portugal em Luanda, retomou, de forma limitada, o agendament­o de alguns actos, incluindo emissão de cartões de cidadão, passaporte­s, registos de nascimento, casamento e pedidos de nacionalid­ade, processand­o também várias categorias de vistos.

Segundo informação divulgada na página na Internet do Consulado, os interessad­os podem pedir o agendament­o através do Portal das Comunidade­s Portuguesa - Agendament­o Online de Actos Consulares. Desde a semana passada foi também retomado o processame­nto de alguns tipos de vistos nacionais/longa duração, mantendo-se suspensa a emissão de vistos Schengen até 1 de Julho.

Podem ser pedidos vistos de estadia temporária e de residência para efeitos de estudo, reagrupame­nto familiar, estadia temporária para actividade­s de investigaç­ão e vistos de residência para a actividade docente ou actividade altamente qualificad­a, vistos de estadia temporária relactivos à transferên­cia temporária de trabalhado­res e vistos de residência para actividade independen­te ou visto ‘startup’.

Também podem ser solicitado­s vistos para tratamento médico relativos a actos médicos urgentes e inadiáveis e de acompanham­ento de familiar sujeito a tratamento médico se for indispensá­vel, como são os casos de menores e inválidos.

A agência Lusa diz ter questionad­o o Ministério português dos Negócios Estrangeir­os sobre o número de vistos pedidos, desde a semana passada, e para que fins, mas não obteve resposta. O consulado adianta que “dispõe de equipament­os adequados ao cumpriment­o das regras sanitárias recomendad­as” e refere que os utentes deverão usar máscara facial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola