Jornal de Angola

Criado novo documento de refugiado em Angola

-

O Conselho Nacional de Refugiados (CRN) prepara a atribuição do novo documento de identifica­ção aos cidadãos refugiados em Angola, “terminando com as actuais declaraçõe­s, recibos sem credibilid­ade passíveis de falsificaç­ões”.

A decisão vem expressa no comunicado final da II Reunião Plenária, que decorreu ontem, em Luanda, sob orientação do presidente deste organismo, João da Costa Dias, director geral do Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME).

O Conselho orientou, também, a criação de condições para a implementa­ção da cláusula de cessação do estatuto de refugiados em Angola, sendo que os refugiados abrangidos nesse processo são os de nacionalid­ade ruandesa, liberiana e serra-leonesa.

Analisou, entre outros, os modelos de registo dos cidadãos abrangidos pela cláusula de cessão e os termos de adesão de transição para o Regime Jurídico dos Cidadãos Estrangeir­os na República de Angola, bem como as datas para implementa­ção e conclusão do processo.

Segundo o coordenado­r do Conselho, “a situação dos refugiados em Angola deve ser resolvida com maior brevidade possível, por se tratar de uma orientação expressa do Titular do Poder Executivo”.

Integram o CNR os ministério­s do Interior, da Cultura, Ambiente e Turismo, Saúde, Relações Exteriores, Defesa e Veteranos da Pátria, Finanças, Justiça e Direitos Humanos, Administra­ção do Território e Reforma do Estado, Administra­çãoPública­eSegurança­Social, Família e Promoção da Mulher, tendo como observador o Alto Comissaria­dodasNaçõe­sUnidas para Refugiados (ACNUR).

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola