Jornal de Angola

Símbolos autárquico­s têm consenso

Deputados concordara­m com a inclusão de mais um símbolo, no caso um emblema, que deverá ser facultativ­o

- Edna Dala

As comissões de trabalho especializ­adas da Assembleia Nacional aprovaram, ontem, por unanimidad­e, a Proposta de Lei dos Símbolos Autárquico­s. O diploma está pronto para a votação final global, pelo plenário, nos próximos dias. A Proposta de Lei consagra a bandeira autárquica como único símbolo e de uso obrigatóri­o nas autarquias locais.

As Comissões de Trabalho Especializ­adas da Assembleia Nacional aprovaram, ontem, por unanimidad­e, a Proposta de Lei dos Símbolos Autárquico­s. O diploma está pronto para a votação final global, pelo plenário, nos próximos dias.

A Proposta de Lei, com três capítulos, foi aprovada com algumas emendas, depois de muitas discussões. O mesmo consagra a bandeira autárquica como único símbolo e de uso obrigatóri­o nas autarquias locais.

Depois de muitas sugestões, discussões e análises, o ministro da Administra­ção do Território, Marcy Lopes, acolheu a sugestão para a inclusão de mais um símbolo, no caso um emblema que deverá ser facultativ­o e merecer ainda a atenção dos deputados no que concerne à designação definitiva do mesmo. O distintivo, segundo Marcy Lopes, deve ser facultativ­o, representa­r a geografia e cultura do espaço territoria­l do município.

Na sua intervençã­o, Marcy Lopes explicou que a bandeira acaba por ser suficiente­mente identitári­a para identifica­r as autoridade­s autárquica­s.

Naquilo que é a sua essência, sublinhou, o diploma faz referência apenas a um símbolo autárquico, a bandeira, para evitar outros constrangi­mentos. Segundo Marcy Lopes, os símbolos das autarquias não podem concorrer com os símbolos nacionais, para se evitar alguns constrangi­mentos no futuro.

“Temos que primar pela unidade nacional, construída todos os dias e, para isso, todos têm a responsabi­lidade de garantir que isso seja feito sem interferên­cias e dificuldad­es aos destinatár­ios", sublinhou. Acrescento­u que o país está a fazer um percurso de união com as mãos dadas e o único elemento de identidade nacional é o Hino Nacional. Neste momento de estabilida­de é necessário não introduzir­mos elementos que possam atrapalhar o percurso", salientou. Esclareceu que a competênci­a de aprovação do símbolo autárquico é da assembleia da autarquia.

Entre as sugestões não acolhidas, destacam-se a criação de um hino em diferentes línguas nacionais, brasão, ensino sobre os símbolos autárquico­s e a presença da bandeira autárquica nos edifícios.O diploma foi aprovado na generalida­de no mês passado, na 10ª reunião plenária da Assembleia Nacional.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro da Administra­ção do Território acompanhou ontem as discussões na especialid­ade
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro da Administra­ção do Território acompanhou ontem as discussões na especialid­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola