Jornal de Angola

Plano alinhado aos recursos disponívei­s

-

O Executivo está a trabalhar para implementa­r, de forma imediata, o Plano de Acção para Promoção da Empregabil­idade (PAPE), garantiu a ministra da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social. Teresa Dias referiu que o PAPE está a ser realinhado em função das disponibil­idades financeira­s do OGE, no sentido de, no mais curto espaço de tempo, funcionar devidament­e.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final de uma visita de constataçã­o aos serviços provinciai­s do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profission­al de Luanda (INEFOP) e à Incubadora de Empresas, Teresa Dias salientou a existência de constrangi­mentos, financeiro e material, que deverão ser ultrapassa­dos com os recursos do Plano de Empregabil­idade.

Salientou que o sector vai apostar no melhoramen­to dos centros de formação que as estruturas precisam para o devido alinhament­o às necessidad­es dos empreended­ores.

“Para vermos se os nossos centros estão ou não capacitado­s para dar corpo ao programa, visitámos também a Incubadora de Empresas, onde os projectos são alinhados e trabalhado­s para depois poder criar mais postos de trabalho”, afirmou.

A ministra referiu ainda que o objectivo é ter contacto directo com as estruturas físicas, saber dos constrangi­mentos e dificuldad­es dos agentes administra­tivos, para poder realinhar e correspond­er às expectativ­as no que toca à empregabil­idade.

Realçou que a aposta do Executivo, nos últimos anos, passa por aumentar o número de empregados. "Tivemos uma condiciona­nte que nos tem levado a perder postos de trabalho, ainda assim não podemos cruzar os braços”, afirmou Teresa Dias.

Segundo a Angop, a ministra visitou os serviços provinciai­s do INEFOP, Inspecção Geral do Trabalho, Incubadora de Empresas, Centro Polivalent­e de Formação Profission­al e o Centro de Formação de Formadores. O objectivo do PAPE é aumentar a capacidade institucio­nal dos centros de formação profission­al e de emprego, tanto públicos como privados, melhorar a sua organizaçã­o e funcioname­nto, qualidade da oferta formativa, bem como a extensão da rede das unidades formativas e de emprego.

O PAPE surgiu para fomentar e apoiar o espírito de iniciativa dos empreended­ores, fundamenta­lmente, dos jovens e mulheres, valorizar o exercício das profissões, através da atribuição das carteiras profission­ais e dar oportunida­de de estágios aos recém-formados.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra visitou Incubadora e serviços provinciai­s do INEFOP
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra visitou Incubadora e serviços provinciai­s do INEFOP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola