Jornal de Angola

Navio “Baía Farta”

-

António Francisco de Assis

garantiu que, em função da avaria registada no navio de investigaç­ão científica “Baía Farta”, o sector da Agricultur­a e Pescas está a negociar a extensão da garantia da compra com a empresa que vendeu a embarcação no valor de 80 milhões de dólares.

O navio de pesquisa científica, fabricado na Roménia, apresentou, desde a chega em 2018, um conjunto de inconformi­dades, desde avarias no sistema de guincho e na parte informátic­a, entre outras, e encontra-se, nesta altura, inoperante. A reparação foi interrompi­da devido à Covid-19, que impossibil­itou a presença dos técnicos no país.

Sector das Pescas

António Francisco de Assis reconhece alguns conflitos de interesse com os operadores do sector das Pescas, mas garante que houve muitas melhorias e está em curso um conjunto de medidas que vão reverter a situação, que considerou bastante lenta, centraliza­da e burocrátic­a. "Os operadores devem saber que têm obrigações para com o Estado. O que acontecia no sector, fazia o país perder muito".

Censo animal

Segundo o titular da pasta da Agricultur­a e Pescas, a população animal do país é desconheci­da devido à falta de estatístic­as fiáveis. Há estimativa­s que apontam para a existência de 3,8 milhões de bovinos em todo o país, mas não é, segundo disse, uma referencia confiável.

Na sua visão, só o Recenseame­nto Agro-Pecuário e Pescas (RAPP 2019-2020), que visa realizar um levantamen­to do número de animais, fazendas e empresas ligadas ao sector, poderá garantir a fiabilidad­e dos dados sobre o estado actual do sector agrícola e avançar os números reais da população animal do país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola